Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Linhas principais

A maior parte dos projetos de pesquisa no Cepac está inserida em quatro programas principais: Proreserva, Procarbo, Proinpo e Carbmap. Abaixo, uma breve descrição destes e seus respectivos objetivos e atividades em andamento.

Proreserva

Programa de avaliação de integridade, caracterização e previsão de qualidade de reservatórios de petróleo e aquíferos salinos

O programa Proreserva visa a caracterização geológica e mineralógica dos reservatórios para armazenamento, assim como o estudo das interações destes com o dióxido de carbono armazenado, através de experimentos em laboratório e simulações numéricas.

Uma completa caracterização da rocha-reservatório tem como objetivo prever a qualidade, a integridade e capacidade de reservatórios geológicos para o armazenamento de CO2. São utilizadas técnicas como análise estratigráfica, análise petrográfica, microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-X.

O estudo dos efeitos da injeção massiva de CO2 em reservatórios geológicos pode ser realizado através de experimentos em laboratório, conduzidos em reatores a alta pressão e temperatura (autoclaves) para simular as condições de campo.

Diferentes técnicas de análise são aplicadas na caracterização das amostras de rocha e da fase aquosa. Os minerais são analisados por microscopia eletrônica de varredura, enquanto a composição das soluções é determinada utilizando espectroscopia de emissão ótica e cromatografia líquida, entre outros.
Simulações numéricas são uma ferramenta importante no estudo das interações entre o CO2 injetado e o reservatório geológico, permitindo determinar como e onde o dióxido de carbono permanecerá armazenado, além de auxiliar na análise de riscos de eventuais vazamentos.

Projetos

Título Financiador
Petrologia, modelagem geoquímica e integridade mineralógica de reservatórios de petróleo e selos para armazenamento de CO2 cepac-petrobras
Estudo da carbonatação de aquíferos salinos e rochas-reservatório e seu efeito sobre o processo de sequestro de CO2 em meio geológico. cepac-petrobras
Estudo das interações rocha-fluído-CO2 nas condições de armazenamento geológico e suas consequências para a integridade mineralógica de reservatórios e selos. cepac-cnpq
Procarbo

Programa para uso energético limpo e não convencional de carvão

O Programa para Uso Energético Limpo e Sustentável de Carvão conta com laboratório avançado e um portfólio completo de projetos de PDID&D para o estudo da utilização convencional e não-convencional de energia. Disponibiliza usos alternativos para carvão, tais como metano contido em camada de carvão (CBM), recuperação avançada de metano em camada de carvão (ECBM) e hidrogênio derivado de camada de carvão via gaseificação de carvão in situ (UCG).

Metano contido em Camada de Carvão / Recuperação Avançada de Metano Contido em Camada de Carvão (CBM/ECBM)

O armazenamento geológico de CO2 em carvão resulta na recuperação de metano (Enhanced Coalbed Methane – ECBM) e consiste na injeção de CO2 no sistema de cleat do carvão, que alcança os micro poros após a difusão através da matriz.

Gaseificação de carvão in situ (UCG)

A tecnologia Underground Coal Gasification (UCG) é constituída, tipicamente, por dois poços adjacentes, perfurados na camada de carvão, que recebem injeção de oxidante pressurizado, como ar, oxigênio, vapor ou nitrogênio, que são utilizados para ignição da camada de carvão resultando na produção de gás de síntese (syngas). Os principais constituintes do gás produzido são H2, CO2, CO, CH4 e vapor. A proporção desses gases varia com o tipo de carvão e a eficiência do processo de gaseificação.

O armazenamento geológico de carbono em camadas de carvão pode ser realizado em conjunto com tecnologias para extração de metano (ECBM) e gás de síntese (UCG). O carbono tem adsorção preferencial na superfície porosa do carvão, comparado ao metano.

Projetos

Título Financiador
Caracterização geoquímica e petrográfica de carvões para sequestro de carbono na jazida Sul Catarinense  cepac-petrobras
Avaliação do potencial de sequestro de carbono em jazidas carboníferas no sul do Brasil  cepac-petrobras
Proinpo

Programa de pesquisa de integridade de poços

O Proinpo desenvolve pesquisas sobre os fatores relacionados à integridade e durabilidade dos poços de injeção de CO2, com foco nos materiais e procedimentos empregados em sua construção, não apenas nos de exploração de hidrocarbonetos, mas principalmente nos utilizados para a tecnologia de armazenamento geológico de carbono. Paralelamente a estes estudos, o programa tem o objetivo de desenvolver soluções que possam garantir a segurança e viabilidade do armazenamento geológico de carbono.

Projeto

Título Financiador
Avaliação da resistência à corrosão e carbonatação de concretos empregados em poços de petróleo para armazenamento de CO2  cepac-petrobras
Carbmap

Mapa Brasileiro de Captura, Transporte e Armazenamento Geológico de CO2

O programa Carbmap propõe elaboração de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) focado na atividade de Captura Transporte e Armazenamento Geológico de CO2.

Por meio da manipulação e integração de dados brasileiros de emissões de CO2 advindas de fontes estacionárias, tecnologias de captura, infraestrutura dutoviária e reservatórios geológicos com potencial para armazenamento de CO2 será possível subsidiar a criação de um ranking brasileiro de bacias sedimentares considerando seu potencial de armazenamento geológico de CO2.

A associação das informações permite também gerar produtos que auxiliem na análise direta e detalhada da situação atual do Brasil no que se refere a todos os elementos envolvidos na atividade de CCS. É o caso do atlas brasileiro de captura, transporte e armazenamento geológico de CO2, ainda em fase de elaboração.

Futuramente, o Carbmap contará com um site interativo para visualização das informações e emissão de relatórios do SIG, e com a inclusão de dados de testemunhos coletados e de poços perfurados no País.

Projetos

Título Financiador
Mapa Brasileiro de Sequestro Geológico de Carbono – Carbmap  cepac-pucrs
Avaliação do potencial de sequestro de carbono em jazidas carboníferas no sul do Brasil  cepac-petrobras
Outros projetos
Título Financiador
Monitoramento de Vazamento de CO2 Armazenado em Campos de Petróleo e Aquíferos Através de Técnicas de Sensoriamento Remoto  cepac-petrobras
Carbonatação mineral e de resíduos alcalinos para sequestro de carbono visando a mitigação de mudanças climáticas  cepac-petrobras
Prospecção de rotas sintéticas para o uso do glicerol na obtenção de diferentes produtos  cepac-petrobras
Estudo de líquidos iônicos para captura, transporte e estocagem de dióxido de carbono  cepac-petrobras