Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Laboratórios

A pesquisa no Cepac está estruturada em grupos de laboratórios, organizados para atender de forma específica as demandas internas e externas de pesquisa.

Laboratório de Carbonatação em Condições Supercríticas

Neste laboratório são realizados experimentos em autoclaves simulando condições de armazenamento geológico (pressão e temperatura elevadas, nas quais o dióxido de carbono se encontra em estado supercrítico) para o estudo das interações entre o CO2, água e amostras de reservatório e selo. Também são investigados processos de carbonatação de resíduos industriais (tais como escória de aço).

Laboratório de Petrologia e Geoquímica

Realiza a análise petrográfica completa, com determinação da composição mineralógica, texturas, estruturas e porosidade de rochas reservatório e selo para caracterização e avaliação de parâmetros de qualidade para armazenamento geológico de CO2. Os dados obtidos através destas análises são utilizados tanto nos estudos experimentais de carbonatação supercrítica como nas simulações numéricas.

Laboratório de Modelagem Numérica

Utilizando computadores de última geração, realiza simulações numéricas das alterações mineralógicas da rocha reservatório, de forma a validar resultados experimentais e complementar o processo de monitoramento do CO2 após a injeção. A modelagem numérica é realizada utilizando softwares como PHREEQC, The Geochemist’s Workbench, TOUGHREACT, entre outros, que simulam o equilíbrio químico no sistema CO2-água-rocha, a cinética dos processos de dissolução e precipitação, assim como o transporte por fluxo multifásico, acoplado a estes processos químicos.

Laboratório de Análise e Qualidade de Carvão

A caracterização mineralógica e físico-química de carvão é realizada neste laboratório utilizando diversas técnicas, como análise elementar, termogravimetria, microscopia ótica por luz refletida e fluorescência, entre outras. Estas técnicas permitem determinar propriedades como teor de cinzas, matéria orgânica, poder refletor, permeabilidade do “cleat” e capacidade de adsorção de gases, entre outras, relevantes para o desenvolvimento de projetos de armazenamento de CO2 e recuperação de metano em camadas de carvão.

Laboratório de Integridade de Poços

Neste laboratório, amostras de cimentos e aço utilizados na completação de poços de injeção são submetidos a condições de alta pressão e temperatura em presença de CO2. Desta forma, é possível avaliar o grau de corrosão do revestimento dos poços causado pelo CO2 e, consequentemente, as possíveis vias de escape deste em eventuais vazamentos.