Fruto de uma iniciativa inédita entre a PUCRS e a Embaixada da Austrália no Brasil, o Centro de Internacionalização da Educação Brasil - Austrália tem como objetivo tornar-se um hub de referência em internacionalização da educação para a América Latina.

Localizado na Escola de Humanidades, o Centro visa promover o desenvolvimento de pesquisas focadas no tema de internacionalização da educação e também promover atividades de cooperação educacional, bem como acordos de colaboração entre a PUCRS e instituições educacionais da Austrália, agências de desenvolvimento, parques tecnológicos e pesquisadores.

O centro busca:

  • Contribuir para o aprimoramento de atividades de pesquisa e educação entre Brasil e Austrália;
  • Desenvolver conhecimentos e compartilhar práticas de referência mundial em educação;
  • Consolidar redes de pesquisa Brasil - Austrália;
  • Promover a educação intercultural e o intercâmbio acadêmico;
  • Tornar-se um hub de referência em internacionalização da educação para a América Latina.

Eixos de Atuação

Educação

  • Metodologias
  • Qualificação
  • Avaliação
  • Pesquisa conjuntas
  • Educação transnacional
  • Mobilidade
  • Cooperação Acadêmica

Políticas Públicas e Institucionais

  • Modelos de governança e gestão do ensino superior
  • Marcos legais(diretrizes, normativas)
  • Critérios de internacionalização
  • Referenciais comparativos internacionais
  • Financiamento público e incentivos governamentais

Webinars

15 de julho de 2020

Kick Off Webinar

Inauguração virtual do centro

Horário: 18h30

Local: Canal da PUCRS no Youtube

Palestra Magna - Os desafios de integrar as dimensões internacional, intercultural e global no propósito e entregas educacionais no mundo 4.0

Clique para assistir o evento completo Evento de lançamento

Palestrantes

Profa. Dra. Betty Leask

Profa. Dra. Betty Leask (EdD) recebeu o título de Professora Emérita na área de internacionalização do ensino superior pela La Trobe University em Melbourne, Austrália, e é pesquisadora do Center for International Higher Education (CIHE) na Boston College, EUA. Seus interesses de pesquisa são: internacionalização do currículo do ensino superior e ensino e aprendizagem como propulsores de mudança e inovação. Betty desenvolveu o primeiro quadro de internacionalização do currículo 2010, com base em pesquisas. O quadro é utilizado por várias universidades no mundo inteiro para informar suas abordagens de internacionalização do currículo, campus e comunidade. Betty também atua como Editora-Chefe do Journal of Studies in International Education, a revista mais importante da área.

Prof. Nythamar de Oliveira

Possui graduação e mestrado em Teologia na Faculté de ThéologieRéformée d'Aix-en-Provence (1985, 1987), mestrado em Filosofia (Villanova University, 1990) e doutorado em Filosofia (Ph.D., 1994) pela StateUniversityof New York em Stony Brook. Tem pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), na Universityof Miami (2015, 2016), na London SchoolofEconomics e na Universität Kassel (2004-05, 2012), onde foi pesquisador bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador de área da Filosofia na CAPES (quadriênio 2018-22), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia (Instituto do Cérebro, InsCer), Editor da revista Veritas, membro do Comitê de Bioética Clínica e membro da comissão coordenadora do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, criado em 2009.

22 de julho de 2020

1º Webinar Temático

Internacionalização da educação - Metodologias e avaliação do processo ensino-apredizagem

Horário: 18h30

Zoom - ID: 982 2373 4571
Password: 159495

Clique aqui para entrar

Clique para assistir o evento completo 1st webinar temático

Palestrantes

Prof. Dr. Craig Whitsed

Craig Whitsed (PhD) é Professor Sênior na Escola de Humanidades da Faculdade de Educação da Curtin University. Ele lidera o grupo de pesquisa Educação e Pedagogia dentro da Faculdade de Educação e também coordena o curso de especialização Ensino e Aprendizado Inovadores no Ensino Superior. Craig atua como membro da International Education Association of Australia (IEAA) Research Committee e presidiu o Grupo Especial para Internacionalização do Currículo. Atuou como Editor Co-Executivo da revista Higher Education Research & Development (2017-2020). Craig atua como pesquisador do Centre for Internationalisation of Education da University of Groningen, Campus Fryslân (Holanda) e atuou como Professor Visitante em 2019 no Centre for International Higher Education da Lynch School of Education and Human Development na Boston College. Craig atua como Pesquisador Sênior da Murdoch University Learning Excellence Academy onde trabalha com desenvolvimento acadêmico e profissional. Segue uma listagem de suas mais recentes publicações: Leask, B., Whitsed, C., de Wit, H., & Beelen, J. Faculty Engagement: Moving Beyond a Discourse of Disengagement. In Ogden, C., B Streitwieser., & Van Mol, C. (2020) Education Abroad: Bridging Scholarship and Practice. Routledge; e Kudo, K., Volet, S., & Whitsed, C. (2019). Development of intercultural relationships at university: a three-stage ecological and person-in-context conceptual framework. Higher Education, 77(3), 473-489.

Profa. Dra. Luciane Stallivieri

Dra. Stallivieri é bacharel em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Caxias do Sul; Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos - São Paulo e Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador - Buenos Aires. É especialista em Gestão Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) do Canadá e recentemente concluiu seus estudos de pós-doutorado em Internacionalização e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Ex-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI. Atualmente é professora da disciplina de Internacionalização do Ensino Superior no Programa de Pós-graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil - e também pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisa em Administração Universitária (INPEAU) da mesma instituição. Com mais de 20 anos de trabalho em educação internacional, suas especialidades incluem gestão de cooperação internacional e internacionalização do ensino superior com base na abordagem de gestão do conhecimento. Este trabalho resultou no desenvolvimento de uma estrutura conceitual de paradigmas básicos de Internacionalização Responsável. Ela deu palestras em muitos países como conferencista convidada. Ela também trabalha como revisora e é membro de conselhos editoriais nacionais e internacionais de mais de 20 revistas. Ela também trabalha como consultora de ensino superior da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior - ABMES e do Consórcio U-Experience, auxiliando Instituições de Ensino Superior no processo de internacionalização

Profa. Dra. Marília Morosini

Possui doutorado em Educação pela UFRGS e pós-doutorado na Universidade do Texas. É pesquisadora do CNPq -A1. É professora titular da PUCRS, coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior -CEES/PUCRS e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior -RIES. Coord.a o projeto Educação Superior em contextos emergentes, FAPERGS/ CNPq / PRONEX Núcleo de Excelência em Ciencia, Tecnologia e Inovação. Editora Chefe da EBES-Enciclopedia Brasileira de Educação e é a atual coordenadora do Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália.

29 de julho de 2020

2º Webinar Temático

Políticas públicas para a internacionalização da educação - Benchmark de política

Horário: 18h30

Zoom - ID: 966 2666 0274
Password: 971311

Clique aqui para entrar

Palestrantes

Profa. Dra. Connie McManus

Possui graduação em Ciências Agrícolas pela University College Dublin (1987), mestrado em Genética e Melhoramento Animal na University of Edinburgh (1988) e doutorado em Filosofia na University of Oxford (1991). Recebeu bolsa da Agência Federal Brasileira de Avaliação e Apoio à Educação de Pós-Graduação (CAPES) para realizar estudos de pós-doutorado na University of Sydney (2002). É professora titular da Universidade de Brasília, com bolsa de estudos 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Foi Diretora de Relações Internacionais da Agência Federal Brasileira de Avaliação e Apoio à Educação de Pós-Graduação (CAPES) e atuou como membro do conselho do International Institute For Applied Systems Analysis (Austria). É membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico.

Mathew Johnston

Conselheiro de Educação e Ciência na Embaixada da Austrália no Brasil. Trabalhando em estreita colaboração com seu colega na Cidade do México, Mathew é responsável pelas relações de educação, capacitação e ciência da Austrália com países latino-americanos fora da Aliança do Pacífico, com foco principal no Brasil e na Argentina. Mathew se dedica a fortalecer as relações entre os governos da Austrália e Brasil nas áreas da educação, treinamento e cooperação em pesquisa. Ele também trabalha com parceiros emergentes, como a Argentina, para identificar oportunidades de colaboração bilateral e multilateral em fóruns como o G20. Devido ao número crescente de estudantes da América Latina, principalmente do Brasil, escolhe a Austrália como destino de estudo, Mathew se dedica a aprimorar as atividades de colaboração a fim de promover conexões mais profundas entre a Austrália e a região.

Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme

Possui graduação em Filosofia na University of Edinburgh (2001), mestrado em Filosofia na University of St. Andrews (2002), doutorado em Filosofia na Durham University (2008) e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Visitou muitas vezes a trabalho o Buber Archives na National and University Library of Israel e o Yad Vashem (Holocaust Museum) em Jerusalem, Israel. Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e violência, e educação e diálogo.

Credenciamento de membros

Conecte-se conosco e fique sabendo das novidades do Centro.