Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Estruturas de pesquisa

CEB - Conjunto de lápis de corAs nossas estruturas de pesquisa se convertem em núcleos de produção acadêmica, repositórios de conhecimento e centros propulsores da formação continuada, tanto para a PUCRS quanto para o universo de práticas em que nos inserimos. Os projetos de pesquisa, as matrizes disciplinares e as dimensões do currículo, no sentido estrito de conteúdo específico e singular das disciplinas, derivam de consagrados processos de investigação em nossa área. Entendemos que as disciplinas (graduação e pós-graduação) e a pesquisa devem ser consideradas em uma relação orgânica e dinâmica, dirigidas para a formação inicial e continuada de professores e demais sujeitos/atores implicados nos contextos e processos da Educação Básica – a exemplo da nossa atuação nos diversos cursos de licenciatura (por meio das disciplinas de Didática, Psicologia da Educação e Organização e Políticas da Educação Básica), nos programas de pós-graduação (por intermédio da Metodologia do Ensino Superior), nas atividades de atendimento derivadas dos cursos lato sensu (como a atuação na Vila Fátima e os atendimentos de apoio pedagógico no Nepapi), dentre outros.

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (Nepapi)

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (Nepapi) se constitui em um espaço de atendimento psicopedagógico, de pesquisa e de formação de profissionais da área da educação. É formado por bolsistas, estagiários, alunos e professores pesquisadores do curso de Pedagogia, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, através de suas Linhas de Pesquisa (Pessoa e Educação, Formação, Políticas e Práticas em Educação, Teorias e Culturas em Educação), do curso de Especialização em Psicopedagogia, do curso de Especialização em Educação Inclusiva bem como por técnicos do Laboratório de Ensino à Pessoas com Necessidades Específicas (Lepnee). O Nepapi investiga as dificuldades de aprendizagem, os processos de inclusão escolar e as alternativas de atendimento educacional, a educação especial e suas áreas, a formação continuada de professores, os processos de ensinar e de aprender, as relações família e escola, a ludicidade e a aprendizagem, entre outros.

Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade (Neas)

O Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade (Neas) aborda a linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação. Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.

Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi)

O Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Neabi) é resultado da fusão do Grupo de Pesquisa Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Indígena. Seu objetivo é desenvolver pesquisas e realizar ações na comunidade, na Educação Básica e Superior, com enfoque na diversidade étnico-racial e valorização de histórias e culturas indígenas, afro-brasileiras e africanas. Partindo de um mapeamento daquilo que envolve a pesquisa voltada aos indígenas e afro-brasileiros, o núcleo viabiliza e oferece suporte acadêmico, didático e pedagógico, com vistas a tornar-se referência e estimular novas maneiras de pensar a cultura afro-brasileira e indígena. Tem sido organizadas bases de dados e elaborados materiais didáticos (livros, CDs, revistas e manuais) para escolas de Educação Básica, a partir da parceria estabelecida com aldeias indígenas e comunidades quilombolas.

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei)

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) objetiva  o aprofundamento de conhecimentos sobre as infâncias e a Educação Básica, com especial ênfase na Educação Infantil.  Enfoca a construção social das infâncias, as culturas da infância, os espaços, contextos e as pedagogias da infância, problematizando diferentes percursos e processos de transição vivenciados pelas crianças. É formado por bolsistas, estagiários, alunos e professores pesquisadores do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, constituindo-se pela interface dos campos da Educação, Psicologia e Ciências Sociais. Neste contexto o Nepiei agrega estudos e investigações que partem da noção de criança como “sujeitos de direitos” e considera as políticas para a infância como possibilidades de ser criança na contemporaneidade.

 

Grupos de pesquisa

Nome Coordenador
Adultos, Jovens e Educação no Contemporâneo Mónica de la Fare
Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação Marcos Villela Pereira
Educação: Currículo, Cultura e Contemporaneidade José Luís Schifino Ferraro
Educação, Gênero e Trabalho Artesanal Edla Eggert
Educação para a Saúde e Educação Inclusiva Claus Dieter Stobäus
Educomunicação e Produção Cultural Afro-Brasileira (Educom Afro) Leunice Martins de Oliveira
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências: Desafios para o Século 21 Valderez Marina do Rosário Lima
Entre Memórias e Histórias da Escola no RS: do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008) Maria Helena Câmara Bastos
Fipa -– Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem Marlene Rozek
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola Andreia Mendes dos Santos
Histórias e Memórias da Educação Brasileira e da Cultura Escolar (Séculos 19 E 20) Maria Helena Câmara Bastos
Mal-Estar e Bem-Estar na Docência Claus Dieter Stobäus
Pesquisa em Educação: Ofício, Artesanato e Illusio Mónica de la Fare
Processos Motivacionais em Contextos Educativos Bettina Steren dos Santos
Teorias e Práticas na Formação de Educadores Maria Inês Côrte Vitória