Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Apresentação

cbpd-letteringO Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia (CBPD) desenvolve estudos interdisciplinares e investigações teóricas e aplicadas sobre a democracia, de forma a reunir pesquisadores das diversas áreas das Humanidades, que se propõem a reexaminar e investigar a história, desenvolvimento e consolidação da democracia através de suas instituições sociais, econômicas, jurídicas e políticas, assim como por meio da cultura política e questões correlatas. Participam ativamente do centro pesquisadores e alunos das áreas de Ciência Política, Sociologia, Antropologia, História, e Filosofia, atuando diretamente nas linhas de pesquisa do CBPD, e/ou através dos grupos e núcleos vinculados ao mesmo. O CBPD conta, atualmente, com 3 linhas de pesquisa:

1. Movimentos sociais, partidos políticos e democracia;
2. Cidadania, desigualdades e epistemologia social;
3. Violência, segurança pública e política criminal;

O Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia vem, destarte, consolidar o perfil de Universidade de pesquisa da PUCRS, ao mesmo tempo voltada para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento científico-tecnológico. A nossa concepção interdisciplinar de democracia procura, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região e do País, através de atividades de pesquisa de alto nível, visando a capacitação de seus pesquisadores, em nível internacional; a atração dos melhores alunos, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, encorajando-os para atividades de pesquisa e integrando-os em funções de ensino, extensão e pesquisa; a ampliação e aprimoramento constante da infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas de porte mundial.

red-odsalDestaca-se, também, que desde 2015 o CBPD atua como parceiro ativo na Rede de Observatórios Sociais das Universidades Católicas da América Latina (RedODSAL), com apoio financeiro da Fundação PORTICUS. A RedODSAL reúne um grupo de universidades católicas da América Latina em um projeto de pesquisa comparativa a respeito do desenvolvimento humano e das condições socioeconômicas da população na região. Através desses estudos, a rede tem sido capaz de contribuir para um melhor entendimento da “questão social” da região, e, também, de participar e influenciar o debate público.

cbpd-livro_30_anos_de_democracia-avancos_e_contradicoesEntre as publicações acadêmicas dos pesquisadores do CBPD, destaca-se o livro 30 Anos de Democracia: Avanços e Contradições, lançado em 2018 pela Edipucrs. A obra trata de um tema importantíssimo e candente: o da qualidade e, mesmo, o da sobrevivência do regime democrático no País, após três décadas do fim da ditadura. Informações adicionais podem ser encontradas no hotsite do livro: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/livro/30-anos-de-democracia-no-brasil/.