Voluntários produzem e doam máscaras para profissionais da área da saúde

Iniciativa de Associação Comunitária apoia Hospital São Lucas

03/04/2020 - 18h06
máscaras

Voluntária realiza a produção de máscaras

Em meio à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19), uma onda de solidariedade levou voluntários e membros da Associação Comunitária da Vila Panorama a costurar máscaras para os profissionais que atuam na saúde. A produção vem sendo realizada por costureiros de Porto Alegre, e algumas unidades já foram entregues para as equipes do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL). 

Segundo Ana Carolina Campos, coordenadora de qualidade e segurança do paciente do HSL, e uma das participantes na açãoo que motivou o grupo foi a união para enfrentar esse novo contexto mundial. Procuramos garantir a proteção para os nossos colaboradores durante toda essa pandemia. Então, passamos a comprar materiais e buscar parceiros para a produção dos equipamentos de proteção individual. E, desde quando essa iniciativa se iniciou, fomos surpreendidos por uma onda de solidariedade, em que muitos costureiros e cooperativas vêm nos apoiando”, conta Ana Carolina.  

A enfermeira, que também faz parte da comissão multidisciplinar criada para enfrentamento ao Covid-19, ressalta que a iniciativa complementa as demais medidas preventivas e destaca a sensação após a entrega do primeiro lote de máscaras. “Ficamos extremamente felizes e agradecidos. Temos a certeza de que essa ação será muito importante para a proteção dos profissionais da saúde”, afirma.  

máscaras

Equipamento beneficia profissionais da saúde e pacientes

Espírito de ajuda ao próximo 

Para Danusa Malta, supervisora de hotelaria do HSL, a produção das máscaras reflete o espírito de ajuda ao próximo. “É um lindo trabalho, que favorece não só os médicos, mas também os pacientes. Todos os colaboradores estão unidos para ajudar de alguma forma. Os equipamentos produzidos foram aprovados por toda a equipe, nos proporcionando ainda mais a emoção de contribuir para superar a pandemia”, comenta. 

As máscaras são uma barreira mecânica que complementa os demais cuidados e podem ser feitas de algodão, tricoline, TNT, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Em comunicado do dia 2 de abril, o Ministério da Saúde divulgou essa e outras recomendações específicas sobre a confecção e o uso desse tipo de equipamento. 


Leia Mais Veja todas