Valores no esporte e Jogos Olímpicos Rio 2016 em pauta

Seminário e lançamento de livro ocorrem no dia 13 de novembro

30/10/2015 - 11h26

A PUCRS recebe, no dia 13 de novembro, duas atividades sobre jogos olímpicos. O 3º Seminário de Estudos Olímpicos e Valores no Esporte colocará em pauta os megaeventos e temáticas relacionadas a educação e valores no esporte. O encontro será ministrado pelo professor daUniversidade Federal do Rio de Janeiro Lamartine da Costa, especialista na área dos estudos Olímpicos. Aberta ao público, a atividade ocorrerá das 14h30min às 16h30min, na sala 904 do prédio 81 do Campus (avenida Ipiranga, 6690 – Porto Alegre). Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected].

Em seguida, a Edipucrs lança a obra Pierre de Coubertin (1863-1937): Olimpismo – Seleção de Textos. O livro, apresentadopelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, pelo Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, e pelo sobrinho-neto de Coubertin, Geoffroy de Navacelle, possui inúmeros textos que contam como a pessoa considerada pai dos Jogos Olímpicos modernos forjou o Olimpismo e acabou desenvolvendo o mais importante evento do planeta. A edição é do presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, Norbert Müller, e do professor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS Nelson Todt.

O lançamento, para convidados, ocorre das 18h às 19h, no Museu de Ciências e Tecnologia. A obra, realizada pela PUCRS em parceria com o Comitê Internacional Pierre de Coubertin, tem versão eletrônica em português disponível gratuitamente clicando aqui. Detalhes pelo e-mail [email protected].
Quem foi Pierre de Coubertin?
Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês que entrou para a história por ter reestabelecido os Jogos Olímpicos na Era Moderna. Em 1894, em Paris, organizou um congresso internacional e propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Na ocasião, foi decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna teriam lugar em Atenas, na Grécia, e que a partir daí, tal como na antiguidade, seriam realizados a cada quatro anos. Neste mesmo dia, Pierre de Coubertin também fundou o Comité Olímpico Internacional.


Leia Mais Veja todas