Universitário Por Um Dia oferece prévia de vida acadêmica

Iniciativa permite que futuros estudantes possam vivenciar a rotina acadêmica

24/05/2018 - 16h06
Universitário por um dia, alunos, movimento

Foto: Bruno Todeschini

A escolha da profissão, assim como a escolha da instituição de ensino, pode ser um grande desafio, que determina muitas das oportunidades e perspectivas que se tem do futuro. Com o objetivo de ajudar futuros universitários nessa fase, a Universidade abriu as portas para que eles conhecessem mais de perto os cursos de graduação, a rotina acadêmica no Campus da PUCRS e seus diferenciais. Durante a ação Universitário Por um Dia, realizada nesta quarta-feira, 23 de maio, o público interessado pôde participar de aulas de vários cursos e interagir com os professores e estudantes, como se fosse um aluno de Graduação.

No curso de Ciências Aeronáuticas, da Escola Politécnica, o público foi recebido pelo professor Roberto Zanoni Junior, que ministra as disciplinas de prática de voo em simuladores. Eles puderam conhecer diferentes equipamentos de simulação, assim como tirar várias dúvidas com o docente. “Acho que, para a escolha, essa iniciativa é fundamental, pois aproxima o aluno da profissão da qual eles só conseguem ter uma ideia. Às vezes a imagem que se passa é muito romantizada, e aqui se tem uma visão mais clara de como é a parte técnica que envolve o curso”, afirma o professor Zanoni.

A interação com o mundo acadêmico promovida pelo evento foi destacada por Júlia Prestes, 18 anos, que veio ao Campus por considerar uma possível mudança de graduação. A aluna de Publicidade e Propaganda participou, durante a tarde, de uma aula do curso de Produção Audiovisual na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na qual, em grupos, os estudantes assistiram a diferentes curtas e discutiram sobre as produções. Ela conta que o interesse surgiu justamente ao produzir um curta para uma disciplina do atual curso. “Me apaixonei pela área, e quis conhecer melhor o curso de Produção Audiovisual para decidir se é isso mesmo que quero. Gostei muito da aula, estou considerando bastante”, avalia.

A atividade também atraiu alunos de Ensino Médio, como a aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Marista Aparecida Isabella Medeiros. A jovem de 16 anos já está decidida sobre a área de conhecimento na qual quer atuar – humanas e linguagens -, mas ainda está em dúvida sobre o curso de Graduação. “Eventos como esse ajudam muito a ter uma noção melhor de como é realmente o curso, pois muitas vezes a gente idealiza uma coisa e no final não é bem o que havíamos pensado”, ela afirma. Isabella explica que participou pela manhã da atividade do curso de Filosofia, mesmo não sendo a sua principal escolha, pois assim pôde diversificar as ideias que possui em relação à formação na universidade.

Confira mais fotos da atividade a seguir: