Universidade tem programação intensa nos últimos dias da Feira do Livro

Experimentos do Museu da PUCRS, Observatório Astronômico, sessões de autógrafos e leituras cênicas são as atrações

14/11/2018 - 10h12
Feira do Livro de Porto Alegre, Edipucrs, MCT

EdiPUCRS está localizada na barraca 12
Foto: Bruno Todeschini

Nos últimos dias da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, a PUCRS está com diversas atividades para o público. O evento vai até o próximo domingo, dia 18 de novembro. A programação completa está neste link.

Situada na barraca 12 na Feira, a Editora Universitária da PUCRS (EdiPUCRS) está com 23 lançamentos de obras. O desconto é 30% e conta também com a seleção de livros especiais por R$ 8,00 (um livro), R$ 10,00 (dois livros) e R$ 12,00 (três livros). O horário de atendimento é das 12h30min às 20h30min (dias úteis e domingo) e das 10h às 20h30min (sábado).

Feira do Livro de Porto Alegre, Edipucrs, MCT

Estande do MCT fica na área infanto-juvenil
Foto: Bruno Todeschini

Museu da PUCRS leva experimentos

Criado em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (MCT), o estande da Caixa busca promover a reflexão quanto a dualidade que existe entre realidade e interpretação a partir da pergunta “Como você vê seu mundo?”. O estande fica localizado na área infanto-juvenil (em frente ao Memorial do RS) até o dia 18 de dezembro.

Ao todo são quatro experimentos com temática a Luz. Um deles é Módulo de Caleidoscópios que são pirâmides de espelhos montados de forma a criar efeitos por meio da repetição de imagens, incluindo um caleidoscópio aberto e outro fechado. Já Espelhos Angulares é um conjunto de dois espelhos retangulares com um mecanismo que permite alterar o ângulo de abertura de um deles e, à medida que o ângulo varia, o número de imagens refletidas também varia.

A Mágica é um nicho de espelhos planos com uma abertura na parte superior e, ao entrar no nicho e colocar sua cabeça pelo vão da parte superior, o visitante cria uma divertida ilusão de óptica para os observadores. E O Traço da Estrela é um jogo para testar as capacidades motoras e de concentração, o qual deve acompanhar o traço de uma estrela com uma caneta visualizando a imagem invertida do objeto por meio de seu reflexo em um espelho.

Observatório Astronômico

Nos dias 15 e 16, das 19h30min às 21h, o Observatório Astronômico da PUCRS vai disponibilizar telescópios para conhecer detalhes da Lua. A ação fica junto ao acesso principal do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Sessão de autógrafos e leituras cênicas

No dia 16 a 18 estão programados vários lançamentos de livros e ações culturais. Entre os destaques, estão as sessões de autógrafos e as leituras cênicas dos livros Guerra de Urina e dos livros de 13 escritoras mulheres que foram autoras de 13 obras de dramaturgia do coletivo As dramaturga.

Confira a agenda completa:

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

• 16 de novembro – Praça de Autógrafos

19h30min

– Guerra de Urina, com o autor Altair Martins

• 17 de novembro – Memorial do RS (saguão do 1º andar)

17h30min

– Empreendedorismo Feminino – Protagonistas em Ação Organizadoras, com as autoras Ionara Rech, Leticia Hoppe e Maiara Monteiro

19h

– Lobo de Óculos – Trilogia Onírica, com a autora Carina Corá

– Bolo no Casamento e Aero Plano, com o autor Dedé Ribeiro

– Histórias de uma mala só, com a autora Elisa Lucas

– Dog Day e Diálogos nas folhas em branco, com a autora Fernanda Moreno

– Mergulho cego em piscina vazia, com a autora Jéssica Barbosa

– Telefones úteis em casos de emergência, com a autora Jéssica Lusia

– Quem é você?, com a autora Lourdes Kauffmann

– Duas Vezes Dramática, com a autora Natasha Centenaro

– Em um tempo aberto e Camille no exílio, com a autora Patrícia Silveira

– Mulheres pessegueiro, com a autora Patsy Cecato

– Duas histórias e um programa de TV, com a autora Stella Bento

– Virginias, com a autora Virgínia Schabbach

– Lacatumba, com a autora Viviane Juguero

• 18 de novembro – Praça de Autógrafos

14h30min

– Auxiliando o Cuidador de Idosos, com os autores Newton Luiz Terra, Anelise Crippa Silva e Nair Mônica Ribascik do Nascimento

15h30min

– Primeiros Socorros para Portadores da Doença de Alzheimer, com os autores Claus Stobäus, Luciano Eifler, Newton Luiz Terra e Paulo Viana

16h30min

– Futebol de Campo Adaptado para Idosos, com os autores Newton Luiz Terra e Pedro Augusto Krieger Terra

17h30min

– Temas de Geriatria e Gerontologia para a comunidade, com os autores Newton Luiz Terra, Ibrahim Clós Mahmud, Valéria Baccarin Ianiski.

OUTRAS ATIVIDADES

• 16 de novembro – Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar)

18h às 19h15min

– Leitura cênica: Guerra de urina – o texto dramático na contemporaneidade, com Altair Martins, Antonio Hohlfeldt e Charles Frozza