Universidade recebe evento do Governo do RS e Banco Mundial

Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia destaca investimentos na área nos últimos anos

12/06/2018 - 15h42
Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Foto: Bruno Todeschini

Nesta terça-feira, 12 de junho, teve início, no Teatro do prédio 40, o Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia: Estratégias Nacionais e Internacionais de Inovação. O evento tem como objetivo apresentar os resultados dos programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), órgão promotor e organizador, em parceria com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial/Bird). A abertura contou com a presença do governador do RS José Ivo Sartori, do reitor e exercício Jaderson Costa da Costa e do especialista sênior para Desenvolvimento do Setor Privado do BIRD Cristian Quijada. A atividade segue até amanhã, 13, e tem o apoio institucional do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Durante a solenidade de abertura, o governador destacou que “é cada vez mais urgente investir em inovação e, acima de tudo, compartilhar experiências, como está sendo feito neste seminário, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”. Quanto à integração entre Estado, empresas e Academia, sinalizou que “precisamos fazer com que nossos talentos criem raízes e construam um novo futuro de oportunidades, aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, em todos os setores”, afirmou Sartori. Ele ainda destacou a posição privilegiada do RS ao obter o 2º lugar no Ranking de Competitividade do Estados, divulgado em 2017, ficando atrás apenas de São Paulo.

Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Reitor em exercício Jaderson Costa da Costa / Foto: Bruno Todeschini

O reitor em exercício da PUCRS enfatizou que ações transformadoras disruptivas em áreas estratégicas dependem de políticas públicas. Ele elogiou o tema do seminário, que trata de avaliar os resultados dos investimentos realizados, o impacto das inciativas, a apreciação dos modelos aplicados em outros países, especialmente emergentes. “É importante, num momento de recursos escassos, investir em estratégias corretas, que realmente poderão gerar os resultados almejados. A PUCRS está integrada a parcerias como essa, que reforçam o posicionamento da Universidade, pautado nos pilares da inovação e do desenvolvimento, fazendo da Instituição um vetor de interconexão, articulando alianças estratégicas que promovam o desenvolvimento local e global,” ressaltou Costa da Costa.

Parceria Bird e SDECT

Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Governador José Ivo Sartori / Foto: Bruno Todeschini

Através de recursos oriundos do Bird, a SDECT apoia 18 Arranjos Produtivos Locais, 11 Núcleos de Extensão Produtiva, em 16 projetos apoiados em Parques, 117 projetos em Polos Tecnológicos e 34 projetos em Incubadoras Tecnológicas. Em sete anos de incentivos do Banco Mundial, o governo do RS recebeu mais de 100 milhões destinados para tais programas.

Recursos para a Universidade

Na PUCRS, entre os projetos que foram beneficiados com os recursos do Bird/SDECT, está o Condomínio Inovapucrs, localizado no Tecnopuc, inaugurado em 2016. De acordo com o diretor do Parque Científico e Tecnológico, Rafael Prikladnicki, “foram desenvolvidos diversos projetos envolvendo o Tecnopuc, principalmente no apoio ao desenvolvimento de startups, e o Centro Tecnológico Audiovisual do RS – Tecna, bem como laboratórios que foram inaugurados e disponibilizados a toda a comunidade acadêmica e do Parque”, afirma.


Leia Mais Veja todas