Universidade realiza oficinas voltadas a inserção no mercado de trabalho

Currículo, redes sociais e processo seletivo serão abordados nos dias 9, 10 e 12 de março

05/03/2020 - 17h39
mercado de trabalho

Oficinas serão realizadas no Living 360° / Foto: Amanda Ferronato – PUCRS Carreiras

Além da retomada aos estudos, o início do semestre letivo também é uma oportunidade para começar a preparação para o mercado de trabalho.  Com o objetivo de auxiliar as pessoas que estejam em busca de capacitação, de uma nova posição, transição de carreira, recolocação ou primeiro emprego, o PUCRS Carreiras promove oficinas gratuitas com temas voltados para a elaboração de currículo, a utilização das redes sociais e boas práticas nos processos seletivos. As oficinas ocorrem nos dias 9, 10 e 12 de março no Living 360°, prédio 15 da Universidade (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As atividades são destinadas ao público interno e externo (é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível). Mais informações e os valores podem ser conferidos abaixo:

SAIBA MAIS SOBRE AS OFICINAS

Oficina de Elaboração de Currículo

O currículo é um documento formal utilizado por profissionais para apresentar a sua trajetória, citando as suas experiências profissionais, formações e capacitações, com o intuito de ser chamado para processos seletivos. Nessa oficina iremos auxiliar na elaboração do Currículo Vittae, ilustrando todo o processo de construção com base nos contextos atuais de mercado.

O que você vai aprender:

• Orientação e construção de um currículo estratégico e atrativo para o mercado de trabalho ou recrutador;
  •  Quais são as informações importantes que devem constar e como apresentá-las;
  •  Modelos e estrutura de currículos;
  • Como valorizar as suas experiências e potencializar os pontos fortes;

Sala: 326 do Living 360°
Mediadora: Gabriela Techio (Psicóloga, atua com consultoria de carreira, atendimentos e palestras na área de carreira)

.
Oficina de Redes Sociais LinkedIn

O LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, contando com milhões de usuários em todos os continentes. Seu propósito é conectar pessoas e empresas possibilitando compartilhar experiências e conhecimento. O Brasil é o 4º país que mais contrata através da ferramenta, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. É válido ressaltar que a rede é um espaço importante para os candidatos que buscam novas oportunidades e mesmo para os profissionais que já estão inseridos no mercado, dando visibilidade ao seu perfil.

O que você vai aprender:

• Como criar uma conta e montar um perfil campeão;
  • Estratégias para ser um usuário com relevância na rede;
  • Como criar uma rede engajada de contatos profissionais;
  • Busca de oportunidade através da ferramenta.
  • Você vai ter acesso a uma foto de perfil feita por um fotógrafo no dia do curso;

O que trazer para participar da oficina?

• Notebook

Sala: 313 do Living 360°
Mediadora: Ana Cecília Petersen (Psicóloga, atua com consultoria de carreira, coaching e hunting)

.
Oficina de Preparação para Entrevista e Processo Seletivo

Participar de processos seletivos normalmente gera ansiedade, e por isso é importante se preparar e entender as possíveis etapas, pois durante todas elas você estará sendo avaliado e deve estar preparado para isso. Ao longo do processo o candidato é analisado como um todo, desde o currículo que é lido pelo entrevistador, até a entrevista com o gestor, e para ter um bom desempenho é importante se preparar.

O que você vai aprender:

• Como potencializar suas habilidades e competências em entrevista individual e dinâmicas de grupo;
  • O que é entrevista por competências;
  • Marketing pessoal e marca profissional.

Sala: 326 do Living 360°
Mediadoras: Priscila Dietrich (Psicóloga, atua com consultoria de carreira, treinamento e recrutamento e seleção) e Bruna Lira (Psicóloga, atual com recrutamento e seleção)