BioHub é lançado com a proposta de gerar inovação para a área da saúde

Evento ocorreu nesta quinta-feira, 10 de outubro

11/10/2019 - 19h15
Inauguração Biohub

Foto: Bruno Todeschini

A Universidade lançou nesta quinta-feira, 10 de outubro, o BioHub PUCRS, que tem o objetivo de criar negócios inovadores que gerem impacto na área da saúde. O evento ocorreu dentro da programação do Tecnopuc Experience, e contou com a presença do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, do Vice-Reitor, Jaderson Costa da Costa, prefeito Nelson Marchezan Jr e do secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb. O hub consolida, de forma inédita no Brasil, um ecossistema que reúne toda a expertise da PUCRS nas áreas de saúde, tecnologia e inovação, envolvendo as Escolas da Universidade, Hospital São LucasParque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

Durante o evento de lançamento, o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, afirmou que a PUCRS está dando um passo decisivo e transformador ao priorizar a inovação em saúde. “Nosso propósito é ir além do BioHub. Estamos gestando um polo de inteligência artificial em saúde no Rio Grande do Sul, também unindo PUCRS e suas Escolas de Medicina e Ciências da Saúde e da Vida, Tecnopuc, Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro”, ressaltou. Para ele, trata-se de um conjunto de iniciativas disruptivas que colocam a inteligência artificial a serviço da promoção, proteção e recuperação da saúde: “Nesse contexto, o BioHub exercerá papel fundamental ao buscar soluções robustas, sistêmicas e estruturantes por meio da tecnologia de ponta e da excelência humana”.

Inauguração Biohub

Foto: Bruno Todeschini

Luís Lamb, secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia afirmou que os inovadores precisam ter muita audácia persistência: “Temos sempre que achar uma solução inovadora. Precisamos acordar para a nova economia antes que seja tarde. Ou fazemos isso ou não teremos outras oportunidades”, alertou.

Sobre o BioHub

A iniciativa busca impulsionar soluções e startups originados, estimular a cultura do empreendedorismo entre profissionais da saúde e promover conexões entre diversos atores. O BioHub se configura num ecossistema único no país, formado por mais de 80 laboratórios, 100 grupos de pesquisa, as Escolas da PUCRS, o Hospital São Lucas da PUCRS, um dos principais hospitais do Estado, o Tecnopuc, um dos melhores Parque Científicos e Tecnológicos da América Latina, com mais de 170 empresas, entre elas mais de 20 são da área da saúde, e o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), espaço que associa tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em neurologia, com um time de neurocientistas renomados mundialmente.

Primeira ação: Health Plus Innovation Center
A primeira ação do BioHub é o Health Plus Innovation Center, um espaço de coworking que irá conectar startups de HealthTech com hospitais, profissionais, empresas e operadoras de saúde. A iniciativa é uma parceria da Grow+ e da PUCRS. Serão 120 posições de trabalho no espaço de coworking, com 600m² de área útil, que contará com um programa de aceleração e a locação de espaços. “Aqui teremos startups criando soluções para a saúde e inovação nessa área. Saúde é algo que impacta em cada um de nós e é nesse mercado que queremos cada vez mais atuar e fazer a diferença”, relatou Cristiano Engler, Head do Health Plus.