Universidade lança certificações de estudos para complementar formação

Um dos eixos da trajetória acadêmica aberta terá implantação gradual em todas as áreas

04/01/2018 - 16h42

Certificações de Estudos - FamecosMais autonomia na formação universitária dos estudantes. Com essa visão, a PUCRS lançou as suas três primeiras Certificações de Estudos, implementadas pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. São ênfases da área, alinhadas às tendências de comunicação digital e produção de conteúdo, que podem complementar a formação de alunos da Famecos e das outras sete Escolas da Universidade. A novidade está entre as ações do movimento PUCRS 360°, lançado em 2017.

Três novas certificações

Uma das opções é a certificação Produção em YouTube, na qual o estudante conhecerá os processos e técnicas de conteúdo, linguagem, produção, mensuração e administração de vídeos em plataformas digitais. Nesta qualificação, os alunos estarão preparados para dar o primeiro passo em direção à produção de conteúdo em vídeo e explorar novas possibilidades profissionais.

Outra alternativa é a certificação Conteúdo e Divulgação de Moda, que vai traçar o perfil de consumidores dos principais mercados e o lugar da moda na sociedade. O estudante aprenderá a aperfeiçoar a produção e a divulgação de conteúdo nos meios online, tendo como base o resultado de pesquisas de comportamento e mercado, utilizando o papel de influenciadores e formadores de opinião nesse contexto.

Já a certificação em Produção para Comunicação Digital Corporativa é voltada aos alunos que desejam conhecer os processos de comunicação das empresas no meio digital. Em atividades teóricas e práticas, serão apresentados os processos de produção de conteúdo para diferentes canais e estratégias de marketing focadas em influenciadores digitais. Além de um conjunto de soluções e alternativas que preparam as organizações para se comunicarem em novos cenários.

Formas de ingresso

Para garantir a certificação, o aluno precisa cursar todas as disciplinas que integram o conjunto. As três lançadas são compostas por 12 créditos educativos cada, o que pode equivaler às disciplinas eletivas presentes nos currículos. Ao cursar todas as disciplinas, o estudante poderá solicitar o certificado de conclusão da certificação.

Caso o estudante já tenha cursado parte ou todos os créditos eletivos em outras disciplinas, poderá se matricular normalmente nas disciplinas que compõem a certificação. Ao ultrapassar o número de créditos eletivos previstos no currículo, as disciplinas possuem custo igual às demais do curso. Assim, o aluno poderá cursar quantas certificações o interessar. Também poderá cursar apenas alguma das disciplinas, mas, neste caso, não receberá a Certificação de Estudos. No sistema de matrículas, os conjuntos de disciplinas que integram as certificações aparecerão agrupados, facilitando a escolha para composição da grade de horário.

Durante o ano, novas certificações serão lançadas em outras Escolas. Em breve, todas as áreas do conhecimento contarão com Certificações de Estudos para que os estudantes possam complementar a sua graduação de forma personalizada, atendendo aos seus interesses pessoais e objetivos profissionais.

Outras informações pelo telefone (51) 3320-3569 ou pelo e-mail [email protected].