Universidade inaugura infraestrutura completa para produção audiovisual

O Tecna foi concebido seguindo padrões internacionais. A inauguração ocorre no dia 25 de novembro.

21/11/2019 - 16h00
2019_11_21-inauguração_tecna(bruno_todeschini)(907x602)

Foto: Bruno Todeschini

O Rio Grande do Sul ganha, no dia 25 de novembro, uma das mais completas infraestruturas do Brasil e a maior da Região Sul do país para produção audiovisual. O Tecna é o Centro de Produção Audiovisual da PUCRS que oferece ao mercado nacional e internacional uma estrutura que atende todo o ciclo produtivo do setor. O espaço de cerca de 3,3 mil metros quadrados (área total) é destinado à produção de filmes, jogos, aplicativos, séries ou publicidade.

Localizado no Teccnopuc Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Tecna contempla três estúdios de cinema e TV, estúdio de mixagem de som certificado THX (concedido pela LucasFilm que atesta a presença de equipamentos que atendem padrões mundiais de dinâmica e performance) com tecnologia DOLBY ATMOS. Também compõem o espaço salas individuais para finalização de imagem, laboratório de animação, jogos e efeitos visuais e áreas de apoio para as gravações, como camarim, sala de produção, sala para confecção de figurino, marcenaria, acervo e catering profissional. O espaço traz soluções que otimizam os processos produtivos, desde a pré-produção, passando pela produção e evoluindo para a pós-produção. Há capacidade para sediar diferentes produções ao mesmo tempo.

tecna, tecnopuc, famecos, escola de comunicação, artes e design, jogo digital, Teccine-Tecna

Uma das produções audiovisuais realizadas no Tecna. / Foto: Divulgação

“Nosso propósito é promover o desenvolvimento do segmento e apoiar o mercado audiovisual a contar histórias que fazem a diferença. A PUCRS acredita na necessidade de apoiar o mercado, incentivando, assim, a indústria criativa e a cultura, e gerando empregos e renda”, explica a gerente do Tecna, Aletéia Selonk.

O Tecna recebeu um investimento total de R$ 22 milhões da própria universidade e de recursos públicos federais e estaduais advindos da área de ciência e tecnologia. Teve como parceiros fundadores o governo do Rio Grande do Sul e a Fundacine.

“A PUCRS dá mais um importante passo na estruturação de um ambiente genuíno de criação com a inauguração do Tecna. Com o compromisso de impulsionar a indústria criativa e consolidar a produção audiovisual gaúcha e brasileira, o Tecna também mostra a aposta da Universidade no setor e, mais do que isso, nas pessoas que fazem essa indústria crescer nacional e internacionalmente”, enfatiza o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira.

Produções no Estúdio A

Um dos estúdios do Tecna, o Estúdio A, foi inaugurado em 2017 e sediou produções como as séries “Necrópolis” e “Alce&Alice”, de produtoras independentes e exibidas pela Netflix. No caso de “Necrópolis”, cerca de 70% das cenas foram gravadas dentro do estúdio, e o restante, nas imediações e áreas externas ao Centro. O espaço já foi utilizado por mais de 30 produções, entre curtas, médias e longa-metragens, séries de TV, publicidade e produções independentes do Brasil e da Argentina.

Inscrições abertas para workshops gratuitos

Com foco também em formação, a partir de 9 de dezembro, estão previstos nove workshops gratuitos sobre temas como Coprodução Internacional, Produção Executiva, Direção de Arte, Direção de Produção e Cenografia para projetos audiovisuais, por exemplo.

Incentivo ao cinema brasileiro

Em 2019, foi lançado o prêmio Tecna, concedido na sessão de entrega dos Kikitos do Festival de Cinema de Gramado nas categorias Melhor Longa Metragem Brasileiro e Melhor Longa-Metragem Gaúcho. Também contou com duas categorias no concurso interativo do Gramado Film Market, evento de mercado realizado durante o festival. Os vencedores terão acesso à infraestrutura e serviços do Tecna gratuitamente. Em novembro, o Cine Esquema Novo receberá dois Prêmios Tecna em duas categorias deste importante festival de Porto Alegre.

Sobre o curso Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais

O curso desperta e acompanha o desenvolvimento de projetos nas múltiplas áreas da produção audiovisual, para que o aluno tenha ampla visão do mercado audiovisual local e nacional, e que possa aplicar essa proposta de realização em algum setor econômico da indústria criativa e em diferentes janelas de exibição.