Universidade e Huawei renovam convênio para capacitação de pessoas

Foco é na formação em planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de Internet das Coisas

25/01/2018 - 16h30
convênio, tecnopuc, Huawei, internet das coisas

Foto: Camila Cunha

No dia 26 de janeiro, às 10h, PUCRS e Huawei renovam convênio entre as instituições. O objetivo é formalizar a união de esforços na formação de pessoas para planejar, desenvolver e implantar projetos que utilizem o conceito de Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês). O evento ocorrerá na Universidade, com a presença do vice-presidente brasileiro de Relações com o Governo da Huawei, Liu Wei; do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; e de autoridades da PUCRS. Em 2016, Universidade e Huawei inauguraram o Smart City Innovation Center, um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades inteligentes e IoT.

Para Fabiano Hessel, coordenador Centro, a criação dessa estrutura despertou o interesse de empresários e gestores públicos pela possibilidade de transformar nossas cidades em lugares mais adequados às necessidades do cidadão em áreas como saúde, segurança, educação, agricultura e mobilidade urbana. “A partir da interação com os diferentes setores da sociedade, percebemos a necessidade de preparar recursos humanos para atuar nesse novo mercado. Em 2017, em parceria com a Huawei, formamos 95 pessoas ”, conta Hessel. Além disso, o projeto da empresa com a PUCRS segue também com foco em pesquisa e desenvolvimento.

Segundo Vinicius Fiori, coordenador dos projetos de capacitação da Huawei para o Brasil, a educação está no centro da responsabilidade social da empresa. O executivo aponta que existe uma grande dificuldade de organizações encontrarem profissionais de TI e telecomunicações com a qualificação necessária e, se não houver gente capacitada, não será viável implementar projetos como cidades inteligentes, 5G e de internet das coisas em larga escala no país. Até 2019, a Huawei projeta capacitar 40 mil pessoas em todo o Brasil. Uma das estratégias para alcançar essa meta é a aproximação com as universidades e com lideranças governamentais. Até 2017, a empresa já havia capacitado mais de 28 mil pessoas.

Sobre o Smart City Innovation Center Huawei PUCRS

O Centro auxilia as cidades e as indústrias a entenderem os desafios relacionados aos projetos de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas ​​e a propor soluções possíveis e viáveis de serem implementadas. Isso ocorre por meio de apoio na identificação do time-to-market: as prioridades, o modelo de negócio a ser aplicado e como gerar valor e informação. Com isso, é possível entregar dispositivos que facilitem a vida das pessoas em plataformas de comunicação confiáveis e acessíveis, permitindo integrar diferentes atores.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.