Universidade desenvolve múltiplas ações voltadas à sustentabilidade ambiental

Principais iniciativas são divulgadas no Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2019 - 17h50

Mês do Meio Ambiente Nesta quarta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida em função da primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, nessa mesma data, no ano de 1972, em Estocolmo (Suécia). A PUCRS desenvolve múltiplas ações voltadas à sustentabilidade ambiental por meio de diferentes unidades, dentro e fora do Campus. No decorrer deste mês, haverá iniciativas de informação e conscientização direcionadas à comunidade acadêmica. Conheça alguns destaques do que é promovido pela Universidade atualmente.

Instituto do Meio Ambiente (IMA)

Com mais de 20 anos de atuação, o IMA desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. O Instituto tem como objetivos apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas com o meio ambiente na Universidade e na comunidade, através de estruturas e iniciativas multidisciplinares, na busca da conscientização sobre a necessidade de zelar pelos recursos naturais para melhoria da qualidade de vida. Uma das iniciativas de maior impacto e abrangência é o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, localizado no interior do município de São Francisco de Paula (RS). O projeto foi iniciado pela PUCRS em 1991, com o apoio da Universidade de Tübingen, na Alemanha, e da empresa Stihl, tendo a área oficialmente inaugurada em 1996. Ao todo, são mais de 3.100 hectares de área preservada.

Serviço Especializado Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

O SESMT, subsistema da Unidade de Gerência de Gestão de Pessoas, tem como responsabilidade coordenar as atividades relativas à promoção da saúde e proteção da integridade do trabalhador quanto à segurança e medicina do trabalho, aplicação da legislação brasileira vigente e das normas internas da Instituição e programas institucionais de qualidade de vida. A Central de Resíduos da PUCRS é gerenciada pelo SESMT, que coordena todo o processo de gerenciamento de resíduos sólidos na Universidade. Recentemente, uma exposição na Rua da Cultura demonstrou o processo de triagem dos resíduos na Universidade.

Projeto USE – Uso Sustentável da Energia

Com o objetivo de administrar a energia da PUCRS e incentivar boas práticas nesse campo, o Projeto USE, desenvolvido desde 2008 no Laboratório de Eficiência Energética da Universidade (Labee), promove ações para a transformação do Campus em um ambiente mais verde e sustentável. Conheça o projeto neste link.

Comitê de Gestão Ambiental (CGA)

O CGA tem por objetivo apoiar a Reitoria na formulação de políticas e ações voltadas à gestão ambiental e incentivar, aprovar e promover atividades relacionadas com a conservação do meio ambiente na Universidade e na comunidade que a envolve, através de procedimentos administrativos, de ensino, pesquisa e extensão.