Universidade dá início às comemorações dos 70 anos do curso de Direito

Missa e descerramento de placa marcaram o evento

Por: Eduardo Borba

13/01/2017 - 15h44
Comemorações dos 70 anos do Curso de Direito

Fotos: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

As atividades comemorativas aos 70 anos do curso de Direito começaram nesta sexta-feira, 13 de janeiro. A celebração teve início com a missa conduzida por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e chanceler da Universidade. Na sequência, foi promovido o descerramento de uma placa alusiva à data, no saguão do prédio 11 do Campus, onde está sediada a Escola de Direito.

O evento foi prestigiado pelo Reitor, Evilázio Teixeira, pelo vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, pelo Vice-Reitor, Jaderson Costa da Costa, e pelo decano da Escola de Direito, Fabrício Pozzebon, entre outras autoridades, representando os poderes Executivo e Judiciário do Estado, além de entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS).

Missa - Comemorações dos 70 anos do Curso de DireitoDurante seu discurso, Pozzebon valorizou as histórias de vida pessoais e familiares dos precursores do Curso, que teve Armando Pereira Câmara como primeiro diretor. Referiu-se como “maestros” aos chanceleres e reitores da Universidade, desde os anos 1940 aos dias atuais, além de agradecer aos professores e técnicos administrativos. Em relação à recém-criada Escola de Direito, em dezembro de 2016, o decano ressaltou que “a tradição e a experiência se encontram com os desafios do novo, e que sem perder suas virtudes e valores institucionais, a Escola inaugurará um novo tempo na forma de educar, e deve ser pensada como sempre em construção e num constante avançar”.

Há exatas sete décadas, o Conselho Nacional de Educação, vinculado ao então Ministério da Educação e Cultura, deu parecer o favorável que culminou no decreto de criação do terceiro curso de Direito do Rio Grande do Sul. Desde então, a Universidade graduou mais de 25 mil bacharéis, que atuam nas mais distintas áreas das Ciências Jurídicas e Sociais. Novas ações referentes ao 70º aniversário do curso de Direito serão promovidas ao longo de 2017.

Clique aqui para ler, na íntegra, o discurso do Decano da Escola de Direito, Fabrício Pozzebon