Universidade cumpre seu compromisso social

Atividades e projetos transformam vidas e contribuem para a formação dos estudantes

11/07/2019 - 09h30
2019_07_11-compromisso_social

Atendimentos em Psicopedagogia ocorrem na Vila Fátima e no Campus/Fotos: Camila Cunha

A PUCRS faz a diferença na vida das comunidades há décadas por meio de serviços e projetos que levam a sua marca de credibilidade e tradição. Os milhares de atendimentos têm um duplo papel social. Ao mesmo tempo em que beneficiam a população em situação de vulnerabilidade, contribuem com a formação dos universitários. Contando com o suporte dos professores, eles vivenciam os desafios da futura profissão a partir das necessidades das pessoas.

Para os estudantes, é uma aprendizagem que serve ao longo da vida. “O contato com a realidade social toca também a dimensão humana do aluno, fundamental na formação”, constata a coordenadora do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp)/Escola de Ciências da Saúde, Roberta Monteiro. A estagiária do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajug)/Escola de Direito Vitória Garbin, no 10º semestre de Direito, ilustra esse aspecto: “Eu não tinha muita noção do mundo antes de atuar na Vila Fátima. Valorizo mais o que tenho e consigo entender melhor as escolhas dos outros, sem julgamentos e preconceitos”.

Foto: Camila Cunha

Atuação na Vila Fátima vai completar 40 anos

Em 2020, serão 40 anos de presença da PUCRS no bairro Bom Jesus, mais especificamente na região que tem em torno de 17 mil habitantes. O Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF) não se resume a uma unidade básica de saúde (UBS), pois oferece uma gama de especialidades e programas. Passam pelo campo de estágio 33 professores por semestre e em média 550 alunos por semana.

Saiba mais sobre a atuação no CEUVF, no Sapp, no Sajug e na Psicopedagogia e conheça iniciativas como o Pré-Vestibular Jovem Montagne; o projeto Conexus – Conexão Social, que busca ampliar o acesso de jovens ao mercado de trabalho; e a oportunidade de ex-jovens aprendizes de trabalharem na Universidade na reportagem completa da Revista PUCRS.