Atualização: confira o funcionamento da Universidade no mês de de maio

Saiba como ficam as aulas online e as avaliações nesse período

13/04/2020 - 12h06
foto da fachada da Universidade mostra a escultura da entrada

Foto: Camila Cunha

Atualizado em 29/04, às 11h15min

Segundo anúncio do Governo do Estado feito no dia 28 de abril, as aulas presenciais no Rio Grande do Sul não retornarão em 4 de maio. Dessa forma, a PUCRS irá prosseguir com estratégias de aulas online em todas as disciplinas em que há esta possibilidade. Por ora, também serão mantidas as ações específicas para cada contexto dos cursos de Especialização, MBA e Extensão.

Nos próximos dias, o Governo Estadual deverá apresentar um planejamento específico para a educação. A partir dessas orientações, a Universidade voltará a compartilhar, com mais detalhamento, como deve ficar seu funcionamento nas próximas semanas.

Cabe ressaltar que a PUCRS tem participado ativamente de uma série de diálogos junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), entidade que congrega 15 Instituições de Ensino Superior, entre elas as principais universidades privadas do Estado. O grupo está acompanhando de perto as decisões do Governo Estadual para planejar uma retomada que seja segura para todos.

A PUCRS segue à disposição através dos canais de atendimento. No site específico da Universidade sobre a Covid-19, estão todos os serviços online que estão sendo oferecidos para apoiar a comunidade universitária nesse momento.

Aulas online e avaliações

A partir de um complexo estudo envolvendo equipes especializadas e as Escolas, foi definido que cada área será tratada de forma personalizada. São mais de 50 cursos de graduação, além das turmas dos Programas de Pós e cursos de Especialização e MBA.

O detalhamento do impacto na grade de disciplinas de cada curso está sendo comunicado pelas coordenações dos cursosAlgumas avaliações poderão ter alterações nos processos previstos no plano de ensino. Por isso, cada professor irá detalhar como será a avaliação da sua disciplina.

Saiba mais: Perguntas frequentes sobre as atividades acadêmicas durante a pandemia

Funcionamento da Universidade

Confira como fica o funcionamento das principais atividades da PUCRS:

• Aulas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu: mantidas na modalidade online, aquelas que são viáveis, conforme orientações dos órgãos oficiais de saúde.
  • Aulas de Extensão: todas as aulas serão reagendas para que os alunos possam concluir integralmente o seu curso.
  • Aulas e Especialização e MBA: as aulas e as novas turmas presenciais de especialização e MBA começarão assim que houver uma situação segura para alunos, professores e todos os envolvidos.
  • Aulas dos cursos de idiomas do Lexis: as aulas dos cursos que já estavam em andamento neste semestre foram retomadas na modalidade online. Saiba mais.
  • Técnicos: as funções que estavam trabalhando em home office, seguem na modalidade, e aquelas essencialmente presenciais, operam com cuidados redobrados de higienização e segurança, além de rodízios das equipes.
  • Outros serviços: a maioria dos serviços da Universidade estão com atendimento remoto. Confira a lista completa.

Esforços para o contingenciamento do coronavírus

Dezenas de pesquisadores, profissionais e estudantes da PUCRS estão mobilizados na busca de soluções nas mais diversas frentes. Nossos laboratórios estão em pleno funcionamento, produzindo EPIs para profissionais de saúde. Outros estão sendo usados para a busca de diagnósticos mais rápidos e de menor custo ou possíveis fármacos que auxiliem no tratamento da doença, entre inúmeras outras iniciativas. E fazemos tudo isso cientes do nosso papel enquanto Universidade e da importância da ciência para este – e tantos outros – momento da nossa história.

Saiba mais: Carta aberta aos estudantes da PUCRS e suas famílias