Universidade apresenta boas práticas na Faubai Conference

Evento realizado pela Associação Brasileira de Educação Internacional aconteceu no Rio de Janeiro

02/05/2018 - 17h27
Faubai,Faubai 2018 Conference,Cristina Perna,Heloísa Delgado,internacionalização abrangente

Cristina Perna e Heloísa Delgado
Foto: Arquivo pessoal

A PUCRS esteve presente na Faubai 2018 Conference, realizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Brazilian Association for International Education – Faubai) no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 14 e 18 de abril. A assessora-chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Heloísa Delgado, e a coordenadora de Relacionamentos do Lexis – Centro de Idiomas da PUCRS, Cristina Perna, abordaram as boas práticas da Universidade durante o evento, que teve como tema Internacionalização e Pesquisa: Desafios e Estratégias. O encontro reuniu profissionais de diversos países para refletir e debater sobre novos horizontes no âmbito da internacionalização da Educação Superior.

Internacionalização abrangente

Heloísa e Cristina apresentaram o tema da Internacionalização Abrangente, cuja proposição é o fortalecimento de ações indissociáveis entre o ensino, a pesquisa e a extensão que possam ser vivenciadas dentro e fora do Campus. “Uma internacionalização abrangente é um compromisso, materializado através de ações concretas, que estimule perspectivas internacionais duradouras e que molde o ethos institucional, valorizando o empreendimento do ensino superior”, comenta a assessora da AAII. Na palestra, falaram de ações que a Universidade vem adotando, dentre elas, o acolhimento sistemático aos alunos estrangeiros no Campus.

Apoio a refugiados

Entre os destaques do evento, a professora Cristina Perna destaca a palestra sobre refugiados do projeto da Beuth University, em Berlim, e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tanto a instituição alemã quanto a brasileira implementaram iniciativas de acolhimento educacional e profissional a migrantes que chegaram às cidades, abordando benefícios e desafios.

Na PUCRS há iniciativas neste sentido ocorrendo desde 2017, em parceria entre o curso de Letras, o Centro de Pastoral e Solidariedade e a Paróquia Santa Rita, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Duas professoras voluntárias da Letras (Cristina Perna e Regina Kohlrausch), uma aluna de doutorado de linguística (Graziela Andrighetti) e demais alunos de Graduação e de Pós-Graduação da Letras participaram voluntariamente como professores de português para 30 migrantes haitianos. “Alguns destes haitianos foram contratados como funcionários da PUCRS. Esta iniciativa terá continuidade em 2018 e reinicia no dia 5 de maio, sempre aos sábados, coordenada por mim e pela Regina”, comenta Cristina.

Boas práticas em evidência

Outras boas práticas apresentadas durante a conferência já foram implementadas na PUCRS. Alguns exemplos são a parceria entre o Hospital São Lucas e a AAII para atendimento hospitalar aos alunos  estrangeiros, a reformulação dos critérios de seleção dos candidatos para mobilidade out (alunos PUCRS que vão para o exterior), o mapeamento e a revisão dos convênios vigentes, com vistas ao incentivo e à manutenção de parcerias ativas, e a aproximação entre o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e a AAII. Todas elas visam à melhoria dos processos de fomento e do fazer internacional.