Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Universidade anuncia calendário para 2020/2 e benefícios para estudantes

Em transmissão ao vivo, reitor Ir. Evilázio Teixeira reforça desejo da Instituição de que os alunos não precisem abrir mão dos estudos nesse momento de incertezas

06/07/2020 - 12h27

live com o reitor,planejamento,calendário do segundo semestre,rematrículas,benefíciosNa manhã dessa segunda-feira, 6 de julho, o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, anunciou em uma transmissão ao vivo no YouTube o planejamento das aulas para o próximo semestre, bem como um conjunto de benefícios e de soluções financeiras para os estudantes. O objetivo dessas medidas é que, mesmo em um momento de tantas incertezas, nenhum aluno precise abrir mão dos estudos e dos planos para a carreira. 

Durante a live, Ir. Evilázio reforçou que o primeiro semestre do ano foi de adaptações para todos e, que essa “virtualização” tão rápida pela qual a Universidade passou, demandou esforço e dedicação de todas as áreas. “Não foi fácil para nenhum de nósmas isso nos fez acelerar dinâmicas e romper resistências que em algum momento teríamos que enfrentar”. O reitor ainda afirmou que, apesar de a experiência online nunca ser igual à presencial, a PUCRS segue buscando a excelência para oferecer o melhor possível à toda a comunidade. 

Aulas da graduação iniciam a partir de 10 de agosto 

Em relação ao calendário acadêmico, Ir. Evilázio, ao lado da diretora de Graduação Adriana Kampff, anunciou que as aulas da graduação iniciam em 10 de agosto para a maioria dos cursos, data definida após escuta aos estudantes. “Temos mais de 50 opções de graduação e cada uma possui especificidades que não podem ser ignoradas, exigindo que tivéssemos um calendário personalizado para alguns cursos”, destacou o reitor. 

Adriana explicou que todos os cursos das escolas de Comunicação, Artes e Design – Famecos, de Direito, de Negócios, de Humanidades e Politécnica se iniciam em 10 de agosto. Na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, a maioria dos cursos também se iniciam nesta data, com algumas especificidades em determinadas disciplinas. Já os cursos de Odontologia, Gastronomia e Educação Física se iniciam em 8 de setembro. Em relação à Escola de Medicina, cada ano possui um calendário específico, que está sendo detalhado pelo decano, professor Leonardo Araujo Pinto, e pela coordenadora do curso, professora Maria José Borsatto Zanella. 

As aulas de mestrado e doutorado estão previstas para iniciar no dia 17 de agosto. Já o início das aulas para as turmas deste ano dos cursos de especialização e MBA, da modalidade presencial, está previsto para outubro, atendendo à preferência apontada pelos alunos em pesquisa realizada. Os cursos em andamento seguem o planejamento conforme calendário específico. 

Quanto à modalidade das aulas, o reitor ressaltou que é uma questão que depende das decisões dos governos Estadual e Municipal, e que a principal preocupação segue sendo a saúde dos alunos, bem como de toda a comunidade universitária. “Continuaremos seguindo rigorosamente as recomendações dos órgãos públicos, mas também é importante que vocês saibam que nós estamos muito bem preparados para voltar gradualmente em total segurança quando isso for possível”, ressaltou, citando os protocolos de segurança que vêm sendo aplicados desde maio na Universidade. 

Conheça as soluções financeiras oferecidas 

Na sequência da transmissão, Ir. Evilázio apresentou o conjunto de soluções financeiras que serão oferecidas aos estudantes. Entre elas, está o desconto de 20% na primeira mensalidade para alunos que efetuarem a rematrícula: “Essa decisão é fruto da nossa consciência de que vocês não estão podendo usufruir de tudo que oferecemos. Mas também sabemos que, para as famílias que mais precisam, somente 20% não é suficiente. Por isso, mais importante que essa medida, é o conjunto de soluções financeiras que estamos propondo. 

O reitor reforçou que o compromisso da Universidade segue sendo disponibilizar, para quem precisaroportunidades de negociação que favoreçam a continuidade dos estudos e ofereçam soluções personalizadasConfira algumas dessas medidas: 

Não bloqueio da matrícula: a Universidade não está realizando cobrança ativa e todo estudante matriculado, independentemente de pendências financeiras do período da pandemia, pode se rematricular. 

Flexibilização do pagamento e parcelamento: caso o estudante tenha débitos acumulados do primeiro semestre, ele poderá negociar o saldo sem juros ou qualquer tipo de encargo.  

Crédito educativo especial: para quem não consegue arcar com as parcelas integrais das mensalidades ao longo do próximo semestre, é possível utilizar um modelo de crédito educativo, disponibilizado no contexto da pandemia, com a possibilidade de pagar 40% do valor da mensalidade enquanto estuda e continua neste patamar de valor mensal após a finalização do curso para pagar o saldo devedor (ampliando, assim, o prazo de pagamento de um curso de quatro anos para 10 anos). Sem aplicação de juros, apenas a correção anual da mensalidade. 

Uso de crédito educativo de forma retroativa em negociação de inadimplência: para os alunos que se encontram inadimplentes e não possuem condições de realizar o pagamento do semestre integral ou parcelamento do débito, a Universidade está flexibilizando a concessão de crédito educativo retroativo para o semestre 2020/1. 

Além das soluções apresentadas, a Universidade segue trabalhando com as modalidades de crédito e financiamento que já oferecia previamente. Saiba quais são elas.

Benefícios para complementar a formação  

As soluções para que alunos possam dar continuidade aos estudos vão além da questão financeira. Conforme Ir. Evilázio, “a PUCRS oferece uma das experiências universitárias mais completas do Brasil. E nessa condição excepcional que estamos vivendo, nós formatamos alguns benefícios extras enquanto não é possível usufruir de toda a nossa infraestrutura”.  

Conheça os benefícios: 

Pós PUCRS Online: possibilidade de experimentar o Pós PUCRS Online gratuitamente escolhendo até cinco cursos disponíveis para cada Escola. 

Mestrado/doutorado: o estudante poderá experimentar disciplinas de pós-graduação com 50% de desconto, por meio do programa G-PG. 

Idiomas: outra opção é cursar sem custo um módulo de qualquer um dos 11 cursos de línguas do Centro de Idiomas da PUCRS, o Lexis 

Parque Esportivo: voucher para cuidar da saúde e da mente praticando seu esporte favorito gratuitamente por um mês. 

Com o propósito de seguir juntos 

Ao fim da transmissão, o reitor da Universidade ressaltou o empenho de cada estudante que está concluindo este semestre tão desafiador: “Eu sei que não foi fácil e eu os admiro, de verdade, por terem persistido e também terem compreendido nossos esforços e nossas limitações. Eu tenho muito orgulho dos nossos estudantes, do que vocês representam para a nossa sociedade e para esse novo futuro que está a caminho”. 

Por fim, Ir. Evilázio anunciou um apelo e um convite aos estudantes: “O apelo é para que descansem nessas merecidas férias, se possível aproveitem para estar junto a suas famílias, e respeitem o distanciamento social e as demais medidas de prevenção. E o convite é para que sigamos juntos, por mais um semestre, juntos no propósito de aprender e de fazer um mundo novo, um amanhã diferente. Tenho esperança que será um novo futuro muito melhor, se depender de cada um de vocês”, concluiu. 

Você pode assistir à gravação da live com o reitor neste link.