Unati: aprendizado sem limites para a Terceira Idade

Cursos nas mais diversas áreas contam com metodologia específica e turmas reduzidas

07/10/2022 - 10h35

terceira idade, UnatiAté 2050, é estimado que a população idosa mundial dobre, chegando a 1,5 bilhão de pessoas. No Brasil, esse crescimento já vem sendo observado: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas na terceira idade passou de 11,3% da população em 2012 para 14,7% em 2022. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, o dia 1º de outubro considerado como o Dia Internacional das Pessoas Idosas e marca o início do mês em alusão ao tema.

Em 2022, a comemoração da data pela ONU tem a temática Resiliência de pessoas idosas em um mundo em mudança. O objetivo dessa iniciativa é que os países desafiem estereótipos equivocados sobre o envelhecimento, além de permitir que as pessoas na terceira idade atinjam seu potencial. A PUCRS também é comprometida com o desenvolvimento e bem-estar dessa população que cresce cada vez mais no País e no mundo. Dentro da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), são oferecidas diversas opções de cursos de curta duração, que vão desde idiomas a atividades físicas e instrumentos musicais.  

A Unati foi lançada em junho de 2018, alinhada à proposta marista de proporcionar um futuro melhor por meio da educação, contribuindo para compartilhar o espaço da Universidade com pessoas de diferentes idades, sonhos e trajetórias. As aulas nas mais diferentes áreas são desenvolvidas em uma metodologia exclusiva, em turmas reduzidas. Os/as alunos/as contam com uma infraestrutura completa, que contribui para seu aprendizado, e têm o apoio de professores/as qualificados/as.  

Universidade de possibilidades 

Um dos propósitos da Unati é fazer da PUCRS uma Universidade mais aberta a pessoas de diferentes perfis. Mesmo quem ainda não é considerado/a idoso/a pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com menos de 60 anos, tem uma oportunidade de continuar estudando. Além de frequentarem as aulas, estudantes da Unati também podem aproveitar todos os espaços da PUCRS, como restaurantes, os ambientes de estudo e lazer do Living 360° e a Biblioteca Central Ir. José Otão, além das atividades culturais promovidas pela Universidade.  

Atualmente, o Brasil possui 31,2 milhões de pessoas na terceira idade, segundo o IBGE. E a tendência é que esse número aumente ainda mais nos próximos anos. Com a expectativa de vida aumentando, surge também uma demanda por atividades para esse público.  

A Unati oferece certificações em diferentes áreas arte, cultura, música, literatura, idiomas, aspectos cognitivos e muito mais; com o fim de incentivar o desenvolvimento das mais diversas habilidades. A PUCRS tem uma programação especialmente desenvolvida para pessoas que possuem mais de 60 anos e querem experimentar o novo sem precisar sair de casa. São diversas iniciativas, como palestras, cursos e bate-papos, que contam com profissionais renomados/as em diversas áreas do saber. 

Confira os cursos da Unati que estão com inscrições abertas 

Possui alguma dúvida? Entre em contato com a Unati pelo telefone (51) 3320-3583 ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível comparecer presencialmente na sala 804 do prédio 40 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681). Mais informações podem ser conferidas no site www.pucrs.br/unati. 


Leia Mais Veja todas