Tu te tornas eternamente responsável pelo conteúdo que compartilhas

A informação é uma arma poderosíssima e, como toda arma, deve ser manuseada com cuidado

Por: Liana Gross Furini

04/04/2016 - 14h26
Liana Gross Furini

“É importante entendermos que, quando publicamos ou compartilhamos informações falsas, contribuímos para o caos generalizado”
Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A informação é uma arma poderosíssima e, como toda arma, deve ser manuseada com cuidado. A internet permite que qualquer usuário seja capaz de produzir seu conteúdo e compartilhá-lo sem barreiras geográficas, dando voz a uma audiência que antes era entendida como passiva, e esse empoderamento é muito legal! Mas será que todos entendemos nosso papel enquanto “detentores da informação”?

Liana Gross Furini

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O poder que os usuários têm de criar e compartilhar conteúdo na internet, sem depender exclusivamente das grandes empresas de mídia, é bom, mas também perigoso se não tivermos cuidado. Se o conteúdo da internet é construído pelos próprios usuários, como saber se aquilo que vemos na internet é verdade? Precisamos cada vez mais nos preocupar com isso, principalmente frente ao cenário político que vivemos hoje. Os tempos são difíceis, a política do País está em crise (falo do sistema político como um todo, e não apenas um ou outro partido político), e é muito difícil entender o que está acontecendo. Sabemos que as empresas de mídia não são imparciais (situação agravada pela não-obrigatoriedade de diploma para exercer a prática jornalística) e que depender exclusivamente da informação transmitida por um único veículo é um tiro no pé. É uma ironia que, enquanto estamos cercados por tanta informação, ir atrás da informação correta seja uma tarefa difícil.

O País está em crise política. É importante entendermos que, quando publicamos ou compartilhamos informações falsas, contribuímos para o caos generalizado. Esse é o ônus que vem junto com o bônus da democratização da produção de conteúdo: todos somos responsáveis pelo conteúdo que compartilhamos. Comunicadores ou não, chegar à veracidade da informação antes de fazer com que ela chegue a mais pessoas é papel de todo mundo.

É importante ler muito e se informar bem sobre todos os lados e nuances. Vamos buscar sair da nossa zona de conforto e ler, assistir e ouvir conteúdos que contradizem aquilo o que pensamos, e não apenas os que endossam o nosso posicionamento frente ao cenário político. A desinformação é muito inconveniente, principalmente agora! Se muitas vezes condenamos a grande mídia por achar que a transmissão da informação de forma parcial é um desserviço, vamos tentar não fazer o mesmo?

 

Liana Gross Furini

Mestre em Comunicação Social

Professora da Famecos/PUCRS

 

* Este artigo expressa a opinião pessoal do seu autor.


Leia Mais Veja todas