Torneio Empreendedor 2016 premia vencedores

11/11/2016 - 14h14
Final do Torneio Empreendedor 2016

Foto: Camila Cunha – Ascom/PUCRS

O resultado do Torneio Empreendedor 2016, competição de modelos de negócios, foi divulgado nesta quinta-feira, 10 de novembro. Foram premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares, além de destaques de Inovação e Empreendedorismo Social. A iniciativa é realizada pelo Idear, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/RS (Sebrae-RS), da Prefeitura de Porto Alegre, da Incubadora Raiar da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

Ao longo do dia, as 15 equipes finalistas, integradas por alunos de cursos de Graduação e de Pós-Graduação de instituições de Ensino Superior, apresentaram seus projetos no saguão da Biblioteca Central. Além das mostras, o público participou da palestra Negócios do Futuro: Colaboração, Impacto Social e Atuação em Rede, ministrada por Guilherme Viegas, co-fundador da Pulsar, um centro de cultura empreendedora local.

Após as apresentações, os projetos finalistas foram avaliados por nove jurados e a premiação foi anunciada. Todos os destaques e premiados estão classificados para participar do Startup Garagem 2017 – Programa de Modelagem de Negócios da Incubadora Raiar. O Torneio Empreendedor foi idealizado para estimular a cultura empreendedora na Universidade. O projeto visa possibilitar aos alunos das diversas áreas acadêmicas um momento de aprendizado em que serão colocados em prática os conhecimentos adquiridos através de um Torneio.

Confira abaixo os projetos:

1º lugar

Projeto Conectarqui: plataforma on-line integrada que conecta a construção civil qualificada às comunidades que mais precisam. O projeto propõe a construção de habitações de interesse social, ambientes comunitários e espaços urbanos que desenvolvam o bem-estar pessoal e social dos moradores e da comunidade como um todo.

• Arthur Peliciolli Graziadio – Engenharia Civil/PUCRS
  • Fernanda Alves Germani – Engenharia Civil/PUCRS
  • João Pedro Justo Ostermayer – Engenharia Civil/PUCRS
  • Karina Mylena Rodrigues – Arquitetura e Urbanismo/UFRGS
  • Cíntia Olicheski Totti – MBA em Gerenciamento de Obras/IPOG-RS

2º lugar

Projeto Farmácia Legal: sistema de gerenciamento de requisitos e conformidades legais para o setor farmacêutico.

• Helton Batista – Educação Física/PUCRS
  • Adriana Fraga – Educação Física/PUCRS
  • Robson de Souza – Psicologia/PUCRS

3º Lugar

Projeto Feira Móvel: feira sob demanda em zonas residências para quem possui poucas opções para a aquisição de alimentos orgânicos.

• Fabiano Altnouver – Ciências da Computação/PUCRS
  • Alessandra Soster – Arquitetura e Urbanismo/PUCRS
  • Henrique Finatto – Geografia/PUCRS
  • Mauro Augusto Jr. – Fisioterapia/PUCRS
  • Luís Felipe Chuvas Evers – Administração/PUCRS e Ciências Contábeis/UFRGS

Destaque Inovação

Projeto Local B: plataforma on-line que possibilita a comunicação entre empreendedores com os locais livres, uma facilitadora para encontrar o melhor lugar para o seu negócio.

• Luciana Probst de Castro – Arquitetura e Urbanismo/PUCRS
  • Samara Fonseca Januário – Arquitetura e Urbanismo/PUCRS

Destaques Empreendedorismo Social

Projeto Comunidade Gaia: plataforma que oferece serviços de busca de vagas de voluntariado online e financiamento coletivo para organizações.

• Ricardo Ehlers Binz – Engenharia de Controle e Automação/PUCRS

Projeto Imagene: óculos com sensores ultrassônicos para tornar mais seguro o trajeto do portador de deficiência visual.

• Paulo Ricardo Silva de Moraes – Gestão de TI/PUCRS
  • Andressa Ullmann Duarte – Engenharia Mecânica/PUCRS