Todo dia é dia de biodiversidade

Docente faz um reflexo sobre o cuidado com a vida

Por: Júlio César Bicca-Marques, professor da Escola de Ciências da PUCRS

22/05/2018 - 09h30
natureza, pró-mata, biodiversidade

Foto: Bruno Todeschini

Hoje, 22 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, a qual é o conjunto de todas as formas de vida que nos cercam, encantam e sustentam. Vírus, bactérias, outros pequenos seres microscópicos, plantas, fungos e animais são todos elementos da biodiversidade. Nós também somos biodiversidade.

Simplesmente por ser vida, a biodiversidade já merece a nossa contemplação e o nosso respeito e cuidado. Mas a biodiversidade é ainda mais importante para nós, pois dependemos dela desde o momento de nossa concepção no ventre materno. Nós comemos, vestimos e nos curamos com os seus produtos. Os antibióticos, analgésicos, anestésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e tantos outros medicamentos que utilizamos no dia-a-dia vêm da biodiversidade. Ela é saúde.

A biodiversidade também trabalha para nós o tempo todo, nos oferecendo gratuitamente os seus serviços ecossistêmicos. As florestas protegem as nascentes de água potável que consumimos, amenizam as mudanças climáticas e regulam as chuvas. Metade da chuva que irriga as plantações no Rio Grande do Sul, por exemplo, vem da Floresta Amazônica. A grande maioria de nossas culturas agrícolas também depende do serviço de polinização oferecido por abelhas, vespas, mariposas, besouros e muitos outros animais. Sem eles a produção agrícola ficaria seriamente comprometida. O serviço silencioso de decomposição da matéria orgânica desempenhado pelos fungos e microrganismos também é essencial. A renovação da fertilidade do solo realizada por esses agentes, geralmente invisíveis a olho nu, é o que mantém a nossa capacidade de produzir alimentos. Biodiversidade é sobrevivência.

Além de prestar auxílio pessoal, como os cavalos no transporte, os bois no arado da terra e os cães-guia e de guarda, a biodiversidade também melhora o nosso astral. Quem tem um cão ou gato de estimação entende o bem que eles fazem. Ela é qualidade de vida.

Portanto, dependemos da biodiversidade a cada segundo de nossas vidas e devemos agradecê-la, contempla-la, amá-la e protegê-la todos os dias do ano. Biodiversidade é tudo!


Leia Mais Veja todas