Título de Mérito Universitário é concedido ao Cônsul da Alemanha

26/09/2016 - 13h59
Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A PUCRS concedeu na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, o título de Mérito Universitário ao cônsul da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Stefan Traumann, pelos relevantes serviços prestados à Universidade. A honraria foi entregue pela contribuição do diplomata para o desenvolvimento das relações entre Alemanha e Brasil. O evento, que ocorreu no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), contou com a presença do Reitor, Joaquim Clotet, do Vice-Reitor, Evilázio Teixeira, de pró-reitores, decanos e diretores das unidades acadêmicas, além de representantes de outras instituições de Ensino Superior e entidades alemãs atuantes em Porto Alegre.

Clotet exaltou o compromisso do cônsul na continuidade da iniciativa do governo alemão de ajudar as instituições de pesquisa de apoio irrestrito ao intercâmbio de alunos, docentes e pesquisadores brasileiros e alemães. “Essa sua diferenciada dedicação tem sido uma alavanca não apenas para o desenvolvimento da ciência, das humanidades e das artes na PUCRS, mas também para o progresso cultural, científico e econômico da cidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul”, disse o Reitor ao homenageado.

Traumann lembrou a primeira visita à Universidade e as impressões em 2013 ao perceber as conexões científicas e a variedade de cursos. “As universidades não são somente essenciais para o saber, mas formam gerações de jovens ávidos pelo o conhecimento e, assim, participam efetivamente na formação do futuro”, acredita. Ele agradeceu os vínculos formados e disse se sentir honrado em receber o título. “Tenho muito orgulho em receber essa homenagem de uma das melhores universidades não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil. A minha permanência em Porto Alegre é por um tempo limitado, mas tenham a certeza que, mesmo depois, continuarei sendo o embaixador da PUCRS”, declarou. A honraria foi proposta pelo decano da Escola de Humanidades da PUCRS, professor Draiton Gonzaga de Souza. Ele ressaltou a relevância da Alemanha na Universidade, como um dos principais parceiros institucionais, principalmente, para o intercâmbio, como consequência da constante presença do cônsul na instituição.