Thays Prado e Saskia fecham a série Ensaios de Morar

Com textos da escritora Ana Martins Marques, foram 14 poemas musicados nesta iniciativa que vinha ocorrendo desde o mês de maio no Youtube

09/07/2020 - 13h53
ensaios de morar; instituto de cultura, música, poesia

Reprodução

O projeto Ensaios de Morar, promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS e o Projeto Concha, apresenta as duas últimas criações em música e vídeo de poemas de Ana Martins Marques concebida pelas artistas Thays Prado e Saskia. Publicados nos dias 7 e 9 de julho, pelos canais dos realizadores do projeto, os vídeos encerram a série de publicações semanais que vem ocorrendo desde o mês de maio.

A cantora Thays Prado é uma das idealizadoras do projeto Cantautoras, que pesquisa a autoria feminina na música popular latina e brasileira. Além disso, foi integrante, por dois anos, do coletivo As Tubas. Em 2020, lança seu primeiro single, Vals de losAbuelos, que contará com um clipe e que é uma homenagem aos seus avós uruguaios.

O poema musicado em vídeo criado pela compositora, produtora e DJ Saskia usa samples, beats, instrumentos e pedais para cantar sobre experiências pessoas e coletivas. Já lançou suas faixas pelos selos Raio X, Hérnia de Discos e NoN Worldwide. Seu primeiro álbum de estúdio Pq, foi lançado em 2019 pela QTV e tem coprodução de Mateus Tabu e Renato Godoy. Integra os coletivos de artistas negros Turmalina e Coletividade Namíbia, o selo de música futurista Zona Exp e é residente da festa Vorlat.

O projeto, em sua totalidade, apresenta a experiência de “morar” através de diferentes olhares, atravessados pela sensibilidade artística. Todas as produções partem de poemas de Ana Martins Marques que, segundo a curadora do projeto, Alice Castiel, “trazem a temática da casa, das miudezas internas, dos móveis banais, das emoções territoriais”.

Ainda no mês de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de texto introdutório escrito por Alice Castiel, curadora do projeto, e um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas. Confira os poemas dessa semana:

EmComo Se Fosse a Casa (Relicário Edições)
por Thays Prado

Esse prédio foi pensado para pessoas
Como um projeto
Mulheres-mapas, homens com um plano
De voo
Capazes de abrir a porta com uma
Palavra chave
Esse prédio só poderia existir
Na ausência do mar
Apenas ficar aqui
Por força ficar aqui
Até que a palavra morar
Faça sentido

Poema A vida submarina (Editora Scriptum)
por Saskia

Dão voltas e voltas os navios
Que não tem mais por que partir:
Não há mais continentes por conquistar.
Velas, bússolas, mapas
Restam também
Sem utilidade:
Nenhuma direção é nova
Ou desconhecida,
Até a dor encontrou sua medida.

As artistas participantes do Ensaio de Morar: