Thayan Martins e Bel Medula participam do Ensaios de Morar

Os poemas foram musicados a partir de textos da escritora Ana Martins Marques e os vídeos estão disponíveis no Youtube da PUCRS

25/06/2020 - 15h24
cultura, Thayan Martins, ensaios de morar

Reprodução de vídeo

Nesta semana, o projeto Ensaios de Morar, promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS e o Projeto Concha, apresenta as criações em música e vídeo de poemas de Ana Martins Marques concebidas pelas artistas Thayan Martins e Bel Medula. Publicados, respectivamente, nos dias 23 e 25 de junho pelos canais dos realizadores do projeto, os vídeos dão continuidade à série de publicações semanais que ocorre até o dia 7 de julho.

O primeiro vídeo da semana, lançado na terça-feira, foi de Thayan Martins, percussionista, compositora e pandeirista oficial do grupo Três Marias, de Pamela Amaro e do Cachaça de Rolha. É atuante na cena de samba, choro e música popular, nas rodas e shows, já tendo acompanhado e dividido o palco com grandes músicos e artistas. Já o vídeo da quinta-feira é de Bel Medula (Isabel Nogueira), compositora, performer, produtora musical e musicóloga. É doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri e professora da UFRGS, onde coordena o Grupo de Pesquisa Sônicas: Gênero, Corpo e Música. Em 2019, foi orientadora da residência artística para mulheres do Projeto Concha/Natura Musical.

Os poemas de Ana Martins que servem como ponto de partida para as produções artísticas do projeto trazem em seus versos a vivência da casa. O resultado das criações, com música e vídeo, leva a uma nova percepção do ato de “morar”, através de uma incursão sensível por esse espaço cotidiano. Confira os poemas dessa semana:

Em Da Arte das Armadilhas (Editora Companhia das Letras)
Por Thayan Martins

Dentro do armário
Do seu quarto de dormir
Se você sai
E deixa o armário aberto
Durante todo o dia
O espelho reflete
Um pedaço da sua cama
Desfeita.
Se você sai
E deixa a porta fechada
Durante todo o dia
O espelho reflete o escuro
Do seu armário de roupas,
A luz contida dos vidros
De perfume
Do outro lado do poema
Não há nada.

Em O Livro das Semelhanças (Editora Companhia das Letras)
Por Bel Medula

Podemos atear fogo
À memoria da casa
Desaprender um idioma
Palavra por palavra
Podemos esquecer uma cidade
Suas ruas pontes armarinhos
Armazéns guindastes teleféricos
E se ela tiver um rio
Podemos esquecer o rio
Mesmo contra a correnteza
Mas não podemos proteger com o corpo
Um outro corpo do envelhecimento
Lançando-nos sobre a lembrança dele.

Ao final da publicação dos 14 poemas audiovisuais, no início de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas.

As artistas participantes do Ensaio de Morar: