Tecnopuc sedia primeira edição do SmartGov

Promovido pelo Governo do RS, Seminário de Inovação na Gestão Pública terá 18 palestrantes

29/05/2019 - 15h54
Governador Eduardo Leite fala, em pé, no palco do auditório do tecnopuc

Governador Eduardo Leite , ao centro, abriu o evento / Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) está sediando o Seminário de Inovação na Gestão Pública (SmartGov). Esse é mais um passo para concretizar a promessa de tornar o Governo do RS 100% digital até o final a gestão. O evento reúne 18 palestrantes nesta quarta e na quinta-feira, 29 e 30 de maio, incluindo participações internacionais, que falarão sobre cidades inteligentes e experiências de GovTech ao redor do mundo. Confira aqui a programação completa.

“Ao longo dos anos, a vida das pessoas ficou mais rápida, e o governo ficou mais lento. Esse descompasso gera uma enorme frustração na sociedade, que não se sente representada. Mas a mudança é a regra e as coisas vão continuar mudando, diariamente. Por isso, precisamos arriscar, inovar e ousar sair da caixa, para colocar o governo na velocidade das pessoas”, afirmou Leite.

Participaram da abertura do SmartGov, os secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal; o presidente da Procempa, Paulo Miranda; e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.

“Para que o governo saia da era analógica e entre efetivamente na era digital, precisamos ir além da modernização dos sistemas, precisamos reduzir a burocracia, encurtar etapas e agilizar a prestação de serviços. Só assim superaremos o descompasso com a vida dos cidadãos”, concluiu o governador.

Colômbia e Estônia  

Durante dois dias, o seminário reunirá especialistas de diferentes países, como Santiago Uribe, diretor do escritório de resiliência da cidade de Medellín, na Colômbia, e Josep Miquel Piqué, mentor de iniciativas como o 22@, em Barcelona, que revitalizou cerca de 200 hectares de uma área industrial considerada obsoleta para transformá-la em um conceito de qualidade de vida. Por vídeo, participa Robert Krimmer, professor da escola de negócios e governança da Universidade de Tecnologia de Tallin, na Estônia.

Ainda nesta quarta-feira, à tarde, será lançado o Hackaffthon, um desafio para startups desenvolverem um aplicativo com os serviços do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A ferramenta busca criar soluções tanto para os servidores quanto para o público que frequenta diariamente o local que concentra a maioria das secretarias do Estado.

Com o app, o usuário terá acesso a uma série de informações sobre o funcionamento do Caff, a localização dos serviços e até vagas nos estacionamentos, enquanto os funcionários públicos poderão acionar, via celular, diferentes situações das suas rotinas de trabalho. As regras do Hackaffthon serão divulgadas em edital neste primeiro dia de evento.


Leia Mais Veja todas