Tecnopuc oferta laboratórios para ações ao Covid-19

O objetivo é que as propostas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes e o Hospital São Lucas vai ser beneficiado

24/03/2020 - 18h22
máscaras tecnopuc

Máscaras de proteção para os profissionais da saúde que foram produzidas no Tecnopuc FabLab. Foto: Arquivo Tecnopuc

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) abrem as portas do Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc Usalab para apoiar soluções relacionadas ao novo coronavírus (COVID-19). O objetivo é que iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nestes ambientes, como estão sendo as máscaras de proteção para os profissionais da saúde.

As propostas recebidas serão avaliadas tecnicamente, visando identificar a viabilidade de atendimento. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc

Sobre os laboratórios do Tecnopuc

Tecnopuc FabLab: é um laboratório de criatividade e prototipagem, conta com equipamentos variados de pequeno e médio porte, nas áreas de mecânica, computação e maquetaria, contando, ainda, com impressoras 3D e computadores com softwares para modelagem bidimensional e tridimensional de projetos mecânicos, design e softwares para testes. Um exemplo são máscaras de proteção para os profissionais da saúde que foram produzidas no aqui. O produto passou por testes no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), foi aprovado e está em produção. No Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre segue em teste no momento. O primeiro lote para o HSL está previsto em 200 modelos.

Tecnopuc UsaLab: laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde. Entre os equipamentos disponíveis estão uma plataforma de simulação em saúde – Sim Man; equipamento monitorizado, controlado, conectado à plataforma digital; aparelhos de anestesia; monitores multiparamétricos; desfibriladores, entre outros.  

Tecnopuc Crialab: é um laboratório de criatividade, é um espaço de experiências em processo criativo em permanente transformação, dedicado a interações construtivas. Conta com estrutura propensa para a realização de pesquisa, desenho de produtos, prototipações rápidas, testes e simulações.


Leia Mais Veja todas