Tecnopuc abre portas na Espanha

Acordo de internacionalização ocorreu durante missão Técnica da Anprotec ao país

19/09/2017 - 11h33
tecnopuc, apte, anprotec, internacionalização, espanha, audy, prikladnicki

Foto: Divulgação APTE

O Tecnopuc e a Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE) acabam de assinar um acordo de internacionalização. A parceria é resultado de um convênio firmado entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a APTE em 2016. O ato ocorreu durante o primeiro dia da Missão Técnica da Anprotec na Espanha, na segunda-feira, 18 de setembro. Jorge Audy, presidente da Associação e assessor da Reitoria da PUCRS, e Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, juntamente com a Soledad Diaz, diretora da APTE, formalizaram o convênio.

A combinação se dá no âmbito do Programa de Softlanding Enterprise Eurolodge da Associação Espanhola, que visa a facilitar a realização de negócios ao redor do mundo. A entrada do Tecnopuc reforça a importância da relação entre os países e ambientes de inovação. Para Prikladnicki, a aproximação está alinhada com o Programa de Internacionalização do Tecnopuc, que em 2017 completa cinco anos. “Dentro dos desafios atuais, as empresas precisam nascer globais. O Tecnopuc contribui criando oportunidades para que essas conexões aconteçam”, considera.

APTE

A Associação de Parques de Ciência e Tecnologia da Espanha foi criada em 1989 e seu principal objetivo é colaborar, por meio da capacitação e difusão de parques científicos e tecnológicos, para a renovação e diversificação da atividade produtiva, o progresso tecnológico e o desenvolvimento econômico. Atualmente, a instituição agrega 66 parques tecnológicos associados, distribuídos por todo o território espanhol.

Programa de Internacionalização do Tecnopuc

O Tecnopuc possui acordos bilaterais com diversos ambientes de inovação pelo mundo, envolvendo países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. Além disso, faz parte de redes internacionais, que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam conexões internacionais, mesmo permanecendo por aqui.


Leia Mais Veja todas