Students 4 Change discute estratégias que gerem impacto social

Representantes de 15 instituições da Europa e América Latina estão na PUCRS até o final da semana

09/07/2018 - 16h40
students for change, global tecnopuc, assessoria de cooperação internacional, internacionalização

Reitor abriu evento internacional no auditório Global Tecnopuc / Foto: Camila Cunha

Estratégias que gerem impacto social são tema do Students 4 Change, evento que iniciou nesta segunda-feira, dia 9 de julho, e segue até a próxima sexta-feira na PUCRS. O encontro, que reúne cerca de 80 docentes de 15 instituições de ensino superior da América Latina e Europa, representa o fechamento da capacitação online que busca a melhoria na qualidade e na relevância dos programas acadêmicos nas universidades latino-americanas.

A cerimônia de abertura, no Auditório Global Tecnopuc, no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), contou com a fala do reitor Ir. Evilázio Teixeira. Ele destacou que “cabe à universidade, hoje, promover a interação cultural e social, ampliar fontes de captação de recursos, implementar a inovação e o desenvolvimento na área acadêmica, viabilizar novos empreendimentos a partir do conhecimento gerado e preparar a comunidade universitária – professores e estudantes – para os desafios da sociedade”.

Para a coordenadora do projeto Students 4 Change, Ivón Aída Cepeda Mayorga, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México, o encontro presencial na PUCRS é a oportunidade de trocar conhecimento e experiências entre os parceiros, tanto europeus quanto latino-americanos. “Um dos principais objetivos deste evento é unir forças e realizar conexões, tanto interdisciplinares, quanto interinstitucionais. No caso da PUCRS, a experiência com o Tecnopuc é especialmente importante. Todos temos muito a aprender sobre essa excelente iniciativa”, afirmou.

O Students 4 Change é promovido pelo Erasmus+, programa da União Europeia voltado para educação, formação, juventude e desporto. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na edição 187 da Revista PUCRS.