Students 4 Change aproxima inovação e empreendedorismo social do ensino superior

Novas disciplinas idealizadas no projeto serão ofertadas na PUCRS em 2018

17/07/2018 - 11h47
students for change, internacional

Docentes com os certificados. Foto: Camila Cunha

Na última sexta-feira, dia 13 de julho, chegou ao final a programação do Students 4 Change. Cerca de 80 docentes de 15 instituições de ensino superior da Europa e América Latina participaram do evento. O encontro, sediado na PUCRS, no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e na Escola de Negócios, concluiu a capacitação para professores sobre o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo social nas universidades latino-americanas. O objetivo foi aumentar a capacidade de resolver os problemas sociais urgentes que as regiões enfrentam.

A PUCRS, participante do projeto Students 4 Change, foi convidada a sediar a qualificação presencial por ter ampla caminhada no desenvolvimento de práticas relacionadas à temática do evento. Durante os dias 9 e 13 de julho, os representantes participaram de workshops e oficinas, além de um tour pelo Tecnopuc.

Movimentos de aproximação

Para o professor Lucas Roldan, coordenador do projeto Students 4 Change na PUCRS, esta é uma forma de estreitar laços com importantes universidades da América Latina e Europa. “Tivemos a oportunidade de apresentar iniciativas existentes na PUCRS, além de desenvolver propostas para nos aproximarmos ainda mais das nossas comunidades”, comenta o docente da Escola de Negócios.

students for change, internacional, rua da cultura

Participantes do evento conheceram a Rua da Cultura / Foto: Camila Cunha

Workshops sobre criatividade, revisão de planos de aula das disciplinas que participarão dos cursos piloto, redes entre professores, inovação social no âmbito acadêmico e oficinas sobre ferramentas para promoção do empreendedorismo e inovação social foram algumas das atividades realizadas. Além disso, ocorreu uma discussão sobre o monitoramento e avaliação de casos piloto, mecanismos de suporte e apoio ao projeto e uma conversa com a empreendedora social Diana Engel Gerbase, diretora executiva da Mobis.

“Este encontro foi fundamental para conseguirmos desenvolver relações com parceiros estratégicos e acredito que diversos novos projetos serão oportunizados a partir deste rico evento na PUCRS”, avalia Roldan.

Novas disciplinas

A partir de agora, cursos-piloto pensados ao longo do projeto deverão ser colocados em prática nas Universidades participantes no segundo semestre de 2018. Na PUCRS, os professores Maira Petrini, Maria Rita Cuervo, Juliana Klas, Vicente Zanella, Lucas Roldan e Loraine Muller participarão desta etapa ministrando as seguintes disciplinas:

• Planejamento de Negócios;
  • Nutrição, Saúde e Comunidade;
  • Instalações Elétricas Prediais;
  • Empreendedorismo Empresarial;
  • Gestão da inovação;
  • Comportamento Organizacional.

As disciplinas-piloto serão curriculares e eletivas para alguns cursos, e sempre presenciais. Elas visam incentivar a inovação e o empreendedorismo social entre os estudantes e aproximá-los da temática durante sua formação acadêmica. “A ideia também é poder capacitar mais colegas docentes para trabalhar com esta temática, podendo ser feita uma oficina na Semana de Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd)”, adiciona Roldan.

Após os cursos-piloto serem colocados em prática, haverá um encontro em Talca, no Chile, em abril de 2019, para avaliar seus resultados e, por fim, uma reunião de encerramento em Monterrey, no México, para compartilhamento dos resultados do projeto.

O Students 4 Change é promovido pelo Erasmus+, programa da União Europeia voltado para educação, formação, juventude e desporto. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na edição 187 da Revista PUCRS.