Wozniak e Patel falam de tecnologia, marketing e futuro

Professores convidados de MBA da Escola de Negócios participaram de talk show na PUCRS

07/07/2017 - 12h00
Steve Wozniak

Foto: Bruno Todeschini

O ícone do Vale do Silício (Califórnia, EUA) e cofundador da Apple, Steve Wozniak, subiu ao palco do Centro de Eventos da PUCRS na noite de 6 de junho ao som de We Will Rock You, do Queen, canção apresentada pelo Coral da PUCRS, e começou sua fala com uma crítica, em tom de piada, ao comportamento humano atual. “Quando começamos a Apple queríamos fazer as pessoas com limitações terem mais habilidade, queríamos fazer as pessoas com deficiência, como os cegos, a serem iguais às outras pessoas. Olhando para trás após tantas décadas, nós tivemos sucesso, pois em cada lugar que vamos, as pessoas estão cegas para o mundo.” Talvez uma menção às relações cada vez mais virtuais, talvez uma alusão à falta de empatia e ao individualismo exacerbado dos tempos modernos. Seja como for, durante sua palestra, o famoso Woz se absteve em fazer previsões para a próxima grande revolução tecnológica que impactará a vida de todos, falou em realidade virtual e aumentada, carros que se dirigem sozinhos e afirmou que ainda levará anos para que um computador possa pensar, sentir e resolver problemas como os humanos.

Wozniak é professor convidado do novo MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing (GEM), da Escola de Negócios da PUCRS, em parceria com Uol Edtech. Ao falar do que o motivou a fundar a Apple, ele destacou a vontade de ser capaz de fazer um computador, hardware e software, sozinho. “O mais importante é ter uma paixão. Com 10 anos decidi que minha paixão seria computador, mesmo que na época não existissem livros e revistas sobre o assunto, nenhuma forma de aprender sobre isso”, conta. Como amante de tecnologia e gadgets, Wozniak disse que costuma comprar diferentes modelos de celular, iPhone e o que chama de “aPhones” (aparelhos de sistema Android) para fazer comparações e ver ideias interessantes que estão sendo desenvolvidas.

Conhecimento e liberdade intelectual

Steve Wozniak

Foto: Bruno Todeschini

Após uma breve introdução, Wozniak respondeu a perguntas pré-aprovadas por seus assessores, conduzidas pelo apresentador Marcos Piangers. Ao ser questionado do potencial do Brasil para a formação e líderes inovadores e transformadores, Wozniak garante que não importa onde a pessoa está, pois o conhecimento está disponível on-line, em livros e na forma como as pessoas pensam e solucionam problemas em qualquer parte do mundo. “Agora, a maior parte do que afeta nossa vida é software, o que torna mais fácil de começar empresas em qualquer lugar do mundo”, afirma.

Wozniak apontou a liberdade intelectual como fator fundamental para criar grandes coisas capazes de mudar a vida das pessoas e garantiu que um dos momentos de maior orgulho da sua vida foi quando voltou à universidade e conquistou seu diploma. “Você sempre pode voltar a estudar. A educação está em todos os momentos da vida, mas você precisa se permitir liberdade intelectual.” Como segredo para o sucesso, indicou três grandes aspectos: motivação, paixão; conhecimento de marketing, saber julgar o que as pessoas querem, o que dá certo e o que não dá; e saber construir a tecnologia, destacando aqui a importância dos engenheiros.

Singularidade

Sobre o futuro, Wozniak diz ser necessário pensar no desconhecido, coisas que ainda não existem, mas que são possíveis devido à tecnologia digital. Falou sobre tecnologias em desenvolvimento e que ainda não foram totalmente empregadas, como realidades virtual e aumentada para mudar o futuro. Também exaltou a habilidade humana em organizar e encontrar formas de resolver problemas. “O cérebro é muito diferente. Ainda não deciframos a mente humana e não sabemos como construir uma máquina com essas características”, diz.

Reitor, Vice-Reitor e Steve Wozniak

Foto: Lidiane Amorim

Para ele, eventualmente os computadores serão capazes de processar tanta informação na mesma velocidade que o cérebro humano. “A partir daí, poderão desenvolver consciência, aprender sentimentos humanos, olhar para uma pessoa e entender o que ela sente? Nesse ponto poderão aprender a singularidade e não podemos prever além da singularidade” complementa. Após o evento, Wozniak participou de um coquetel para convidados, com a presença do Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, e do Vice-Reitor Jaderson Costa da Costa.

Conteúdo de qualidade

O cofundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics, Neil Patel, também foi palestrante no evento e professor convidado do MBA GEM. Falou sobre a importância de sites e blogs exibirem conteúdos de profundidade e de qualidade, com temas que interessem aos seus públicos. Deu dicas sobre utilização de infográficos como informação visual, utilização de e-mail como ferramenta de comunicação e engajamento e tradução para diferentes idiomas, que não deve ser mecânica, mas feita por alguém fluente.

Neil Patel

Foto: Bruno Todeschini

Ao responder a perguntas do público, discorreu sobre a importância de sites responsivos e amigáveis para navegação mobile, utilização de fotos e vídeos conforme necessidade do negócio e o potencial do Brasil em ser mais competitivo no marketing. “A recessão é o melhor momento para começar um negócio. Não tenha medo da economia, vocês vão sair mais fortes dessa”, assegura.

Em termos de conhecimento, Patel garantiu que seu objetivo não é ganhar mais dinheiro, mas aprender cada vez mais. Reconheceu que teve muito sucesso, mas muitos erros também e que aprendeu com cada um deles. “A aprendizagem me fez quem sou hoje.”

Os palestrantes

Steve Wozniak, cofundador da Apple, ajudou a moldar a indústria de computação com seu design de primeira linha da Apple e influenciou o popular Macintosh. Em 1976, Wozniak e Steve Jobs fundaram a Apple Computer Inc. com o computador pessoal Apple I. Em 2014 Wozniak tornou-se professor adjunto na Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália.

Neil Patel, cofundador da Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics, ajudou empresas gigantes como a AmazonNBCGM, HP e Viacom a aumentarem substancialmente seus faturamentos. O Wall Street Journal o considera o maior influenciador na web. Segundo a Revista Forbes, é um dos 10 melhores profissionais de marketing digital da atualidade. A Entrepreneur Magazine afirma que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo então presidente norte-americano Barack Obama.


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