Startup incubada na Raiar integra projeto de Economia Criativa

Iniciativa é desenvolvida pela Samsung em parceria com a Anprotec

19/02/2016 - 11h13
Vice-presidente de P&D da Samsung, Rahul Park, embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da PUCRS e presidente da Anprotec, Jorge Audy

Foto: Andréia Seganfredo/Divulgação Anprotec

A Optix Imagens Médicas, empresa instalada na Incubadora Raiar da PUCRS, está entre as oitostartups brasileiras selecionadas para integrar o Programa de Promoção da Economia Criativa– parceria Samsung, Anprotec e Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu (CCEI), da Coreia do Sul. A abertura da iniciativa ocorreu em São Paulo durante essa semana, e foi conduzida pelo embaixador da Coreia do Sul, Jeong-gwan Lee, pelo Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e presidente da Anprotec, Jorge Audy, e pelo vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Rahul Park.

Para Leandro Pompermaier, gerente da Raiar, que representa a instituição no evento, essa é uma oportunidade de crescimento significativa para as incubadoras e seus empresários. “Temos uma grande empresa de tecnologia, ambientes de inovação, interação com outros empreendedores do Brasil e, principalmente, a conexão com mentores de alto calibre, nas mais diversas áreas de conhecimento ao nosso alcance”, diz. Em novembro de 2015, a Raiar foi uma das quatro incubadoras selecionadas no Brasil para participar do Programa.

Conforme Audy, neste convênio entre Anprotec e Samsung, no âmbito da Lei de Informática, sob gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), escolheu-se as primeiras quatro incubadoras nacionais a operarem o projeto, pela qualidade dos seus processos e sucesso comprovado na geração de empreendimentos de sucesso na área: economia criativa.

“O programa avança significativamente no sentido de estabelecer uma parceria estratégica entre a Samsung e a Anprotec, apoiando simultaneamente os ecossistemas de inovação (incubadoras e parques) e as startups. Além disso, visa o fomento ao empreendedorismo e à geração de negócios globais, com forte foco na internacionalização, de classe mundial”, acrescenta.

As atividades que marcam o início do Programa se estendem até esta sexta-feira, dia 19, e incluem a capacitação e mentoria com profissionais da Samsung para as startups selecionadas. Serão abordados temas como economia criativa, design de produtos, marketing digital e tecnologias da empresa. A duração é de seis meses. Os projetos participantes receberão investimentos de R$ 140 mil e suporte das quatro incubadoras que integram o Programa, incluindo a Raiar. Nas incubadoras, as startups terão acesso a infraestrutura física e suporte para alcançar seus objetivos. A expectativa da Samsung é de que, após os seis meses, a empresa possa estabelecer parcerias com as startups que passaram pelo Programa. Em cinco anos, serão investidos US$ 5 milhões na iniciativa. Mais detalhes estão disponíveis no site anprotec.org.br.

As incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados são:

– Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (Raiar);

– Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (Cietec);

– Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG);

– Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine/UFG).