Startup Garagem premia OvinoPro em tarde de atrações culturais

Além dos pitches, participantes curtiram palestras e música na ATL House

13/06/2019 - 14h46
pitch day, startup garagem, tecnopuc

Equipes participantes do Startup Garagem / Foto: Camila Cunha

Na última quarta-feira, 12 de junho, a tarde foi especial para empreendedores do Startup Garagem: eles participaram do Pitch Day, evento de encerramento do Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc Startups. As atrações envolveram pitches (exposições orais rápidas sobre os negócios), conversas, palestras e música, em uma tarde aberta ao público que movimentou a ATL House, no Campus da PUCRS.

Durante o Programa, 11 negócios foram desenvolvidos. Os membros das equipes apresentaram seus projetos em pitches de 3 minutos e foram avaliados por uma banca. Para saber um pouco mais sobre cada um, clique aqui. Antes do anúncio do vencedor, a Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES), do curso de Engenharia de Software da Escola Politécnica, premiou a equipe do FoodCraft com um semestre de desenvolvimento de um protótipo do aplicativo da startup.

O Startup Garagem foi vencido pelo OvinoPro, dos empreendedores Adriano Pereira de Freitas e Marcelo Gomes Macedo. Eles criaram uma solução mobile para que produtores de ovinos possam realizar o controle nutricional e sanitário de seu rebanho. Através desse software, o produtor ainda conta com relatórios que apoiarão na hora da tomada de decisões baseadas em dados. Dessa forma, o produto reduz as perdas e aumenta a produtividade do rebanho.

Produto voltado a produtores de ovinos

pitch day, startup garagem, tecnopuc

OvinoPro venceu e conquistou consultorias para o desenvolvimento da startup/ Foto: Camila Cunha

Freitas conta que a ideia já existia antes do Startup Garagem: “em conversas com produtores, percebemos a dificuldade de ter esse controle nutricional e sanitário. Começamos a pesquisar e tivemos a ideia de criar um software para isso”. A partir desse momento, a dupla realizou diversas conexões, entrevistou associações pelo Brasil e conversou com produtores na Expointer 2018, buscando um número alto de feedbacks.

Depois de reunir esses materiais, Freitas viu no Startup Garagem uma boa oportunidade para desenvolver o negócio. “Foram dois meses intensos, de bastante aprendizagem. Mudamos pontos do projeto e começamos a trabalhar a parte do marketing. Foi durante o Garagem que conseguimos nossos primeiros clientes”, explica. O empreendedor destaca que as mentorias foram fundamentais para isso. Uma das aulas abordou landing pages, páginas para divulgação de um produto. Foi com a produção dessa página que o OvinoPro atingiu 50 interessados. Desse grupo, saíram os primeiros clientes. “Nesses 50, capturamos gente de todo o Brasil. O grande ganho com o Programa foram as mentorias”.

O OvinoPro recebeu como prêmio um fast pass, ou seja, uma “passagem direta” para Programa de Pré-Startups, dois ingressos cortesia para o evento Gramado Summit e uma consultoria de 8 horas sobre internacionalização com o professor da Escola de Negócios, Marcio Moreno.

Empreendendo desde cedo

Abertura Pitch Day, Tecnopuc, Startups, ATL House

Jovens empreendedores do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves, têm projeto incubado no Tecnopuc / Foto: Bruno Todeschini

Também participaram do Pitch Day alunos do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves. Eles venceram o Incubando Ideias de 2018, jornada empreendedora que envolve equipes mistas do Ensino Fundamental, Médio e Superior, de instituições públicas e privadas. As equipes são desafiadas a pensar em problemas de relevância social e a projetar, documentar e desenvolver iniciativas que respeitem os três eixos da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – para empreender melhorando o espaço em que vivem. Essa jornada faz parte do Festival Marista de Robótica.

Como prêmio, o grupo recebeu uma incubação no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A vinda para o evento foi o início dessa incubação, que se desenvolverá no segundo semestre. A equipe tem 9 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O grupo desenvolveu uma solução para infecção hospitalar: por meio de portas inteligentes, um sistema identifica se a pessoa que entra no quarto do hospital higienizou as mãos com álcool gel. O nome do negócio é Clean Open. Para o integrante Pedro Mattia Lunelli, de 15 anos, participar do Pitch Day é uma experiência ótima para que a equipe tenha uma ideia de como funciona o universo empreendedor e cada membro consiga escolher o que quer para o seu futuro. “Estamos bem animados com a incubação aqui no Tecnopuc. Eu adoro vir para a PUCRS. Essa relação próxima da Rede Marista com a Universidade proporciona a nós, estudantes, a descoberta e exploração de novos ambientes, como o Living 360º e a ATL House, por exemplo”, destaca o estudante.

A professora e mentora do grupo, Mayara Zanotto, diz que “é uma experiência incrível para os estudantes estarem em contato com a PUCRS. Antes do Incubando Ideias, tudo era muito novo para eles”.  O professor da Escola Politécnica e integrante do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin, acredita que a aproximação com os colégios é positiva para os dois lados: “os alunos têm a oportunidade de experimentar a vida real, e nós conseguimos estar próximos do que é novo e inspirador, que é o que essa gurizada traz”.

Confira alguns momentos do evento: