Startup do Tecnopuc lança campanha para promover a educação para a cidadania

Projeto pretende aumentar o engajamento político

09/11/2017 - 13h54
Mobis, Educação, cidadania, startup

Foto: Rhaynne Lopes

A educação para a cidadania não faz parte do currículo de Ensino Básico brasileiro – nem como disciplina, nem como conteúdo obrigatório. É com o objetivo de transformar essa realidade que a Mobis, startup sediada no Tecnopuc, acaba de lançar uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos e construir uma plataforma web inédita no Brasil. A plataforma agregará materiais didáticos e ferramentas de ensino de educação para a cidadania que poderão ser utilizadas por professores, escolas e organizações que tenham a educação como foco.

Segundo Diana Engel Gerbase, diretora executiva da Mobis, em 2015, a organização fez sua primeira atuação em campo, produzindo 50 horas de material didático em educação para cidadania, em parceria com a Escola Estadual Florinda Tubino Sampaio, em Porto Alegre. “A ideia agora é continuar fazendo parcerias para o desenvolvimento de novos conteúdos e disponibilizá-los gratuitamente para qualquer professor do País. Além disso, queremos abrir a plataforma para que os profissionais da área possam compartilhar seus materiais didáticos e tornar essa troca ainda mais rica”, explica a idealizadora da Mobis.

Ela acrescenta que a educação para a cidadania é um termo amplo que inclui conhecimentos sobre política, direito constitucional, economia, administração pública, além de habilidades para a vida em sociedade. Ainda conforme Diana, todos os anos o Brasil forma 2,1 milhões de estudantes no Ensino Médio que chegam à vida adulta sem conhecimentos e habilidades básicas para participar de um sistema político que depende fortemente deles para que funcione de modo mais satisfatório. “Nos EUA, por exemplo, existem iniciativas como o iCivics, que todo ano auxilia mais de 150 mil professores no ensino do funcionamento da democracia. Precisamos preencher essa lacuna por aqui também”, completa.

Quem quiser contribuir com a causa, pode acessar a página da campanha no site de financiamento coletivo www.benfeitoria.com/mobis.