Startup do Tecnopuc é selecionada para projeto da Samsung

Time de empreendedores é composto por professor e alunos da PUCRS

03/11/2017 - 14h34
Samsung, teia labs, startup, tecnopuc, inteligência artificial, anprotec, facin

Empreendedores da startup Teia Labs
Foto: Victória Lermen

A Teia Labs, startup do Tecnopuc, especializada no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina para cidades inteligentes, recebeu um importante reconhecimento. A expertise do grupo rendeu um prêmio de R$ 250 mil no programa de aceleração da Samsung, realizado em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Cerca de 380 startups brasileiras participaram da seleção e apenas 15 foram contempladas. A Teia Labs é a única gaúcha da lista. Além da quantia em dinheiro, o grupo receberá mentorias e conexões com as áreas de negócio da Samsung.

Composta por um time de empreendedores oriundos da academia, Rodrigo Barros, professor da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin), Christian Quevedo, doutor egresso da unidade, Jônatas Wehrmann e Douglas Souza, alunos de doutorado e mestrado do programa da pós-graduação da Facin. “Esse reconhecimento é fantástico, nos mostra que estamos no caminho certo. Também poderemos utilizar o valor para investir em equipamento e aprimorar o sistema de reconhecimento facial baseado em redes neurais que desenvolvemos”, comenta Barros.

A Teia é a primeira startup do Rio Grande do Sul com foco na criação de tecnologias inovadoras, baseadas no estado da arte da visão computacional e da inteligência de máquina em IA. O professor conta que o objetivo macro da empresa é contribuir com desenvolvimento das cidades por meio da tecnologia. Segundo ele, a inteligência artificial é capaz de enxergar, ouvir e ler. Sendo assim, pode reconhecer um rosto de um criminoso foragido que esteja andando pela cidade, por exemplo. “A IA vê e compreende o mundo. Hoje, já é possível fazer um resumo de um texto sem ler uma linha. A máquina faz isso. Então devemos e precisamos usar a nosso favor esse potencial”, complementa.

Para o gerente da Raiar, Leandro Pompermaier, a Teia Labs representa um dos modelos de empresas nascentes que enriquecem o ambiente de inovação do Tecnopuc, unindo o conhecimento gerado na academia ao ecossistema inovador do Parque. “Cada vez mais encontramos startups lideradas por pesquisadores e a Teia Labs mostra que é possível entrar no movimento empreendedor, inovador, criando empresas baseadas em tecnologia de ponta”, diz. Ele acrescenta que gigantes de tecnologia como o Google e o Facebook encontraram nas universidades pessoas com essa especialização para realizar o reconhecimento facial de seus usuários. “Nós temos um time ultraqualificado aqui”, completa.