Startup cria tecnologia para registrar jogadas de atletas amadores

Solução foi desenvolvida pela empresa ONL, instalada no Tecnopuc

15/08/2019 - 15h39
Foto: Pixabay / Flooy

Foto: Pixabay / Flooy

Já fez uma jogada inesquecível e ninguém estava filmando? A ONL, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), resolveu o problema por meio de uma tecnologia desenvolvida que é possível registrar apenas os melhores momentos enquanto o jogo acontece.

Como funciona

Quando o jogador quiser registrar um momento, ele aciona um botão, que pode estar em formato de pulseira ou instalado em alguma parte da quadra. A partir desse período, a tecnologia registra 15 segundos antes do acionamento. Depois, aqueles 15 segundos são enviados para o site da ONL. Assim, o usuário poderá conferir os seus melhores lances depois da partida. Os vídeos têm duração de 15 segundos, são leves e estarão disponíveis em menos de 4 minutos e podem ser baixados facilmente por meio da plataforma.

De acordo com João Guilherme Motta Bolzan, um dos fundadores da ONL, “isso funciona por meio de um sistema de câmeras instaladas no local da prática esportiva”. Ainda, segundo Bolzan, foi instalada uma placa de processamento e dispositivos de acionamento (hoje é um botão bem acessível para o esportista), que estão sempre em pontos para serem acionados e para registrar os lances. “O sistema está continuamente gravando descartando os momentos que são menos importantes até que alguém acione o sistema”, explica.

Diferencial da tecnologia

Para Lucas Motta Kohlmann, que também é fundador da ONL, o grande diferencial é que a tecnologia não interfere na prática esportiva. “A única decisão do jogador é se ele quer gravar ou não aquele momento. Depois, ele aperta o botão e pronto, pode seguir o jogo”.

Resultados

A ONL instalou o produto em quadras de Porto Alegre e Santa Maria e, em 45 dias, mais de 1,5 mil momentos foram gravados. Além disso, 2,3 mil buscas foram realizadas no site e em torno de 660 pessoas acessaram o endereço.


Leia Mais Veja todas