Solidariedade integra a busca do bem comum e a defesa dos direitos

Valor marista inclui projetos para pessoas em situação de vulnerabilidade

07/06/2019 - 13h14

2019_06_07-Solidariedade(907x550)A série de matérias especiais abordando os valores maristas e como eles estão presentes no cotidiano da PUCRS, do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro do RS, é concluída com a Solidariedade. Este valor sintetiza o comprometimento e a perseverança na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Por isso, os projetos desenvolvidos buscam estar a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo.

Na semana dedicada a São Marcelino Champagnat, a homenagem ao legado do criador do Instituto Marista, há 200 anos, foi lançada a campanha Sinal de Luz, convidando estudantes, docentes e técnicos administrativos a responderem à pergunta Quem é luz na sua vida?, por meio deste link. Todas as homenagens estão no site diadechampagnat.com.br

Unidade Vila Fátima

Coordenada pelo Hospital São Lucas da PUCRS, a Unidade Vila Fátima leva aos moradores dessa comunidade na região leste de Porto Alegre, próxima aos Bairros Jardim do Salso e Bom Jesus, serviços de qualidade nas áreas de educação, direito, saúde e assistência e desenvolvimento social, ao mesmo tempo em que oferece aos universitários estágios eminentemente práticos. São promovidas ações de prevenção, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde, aliando o reconhecido vínculo com a população local com a excelência acadêmica e o trabalho com enfoque multidisciplinar. Mais de 41 mil pessoas foram beneficiadas por esses atendimentos no último ano.

Voluntariado / Foto: Bruno Todeschini

Voluntariado / Foto: Bruno Todeschini

Voluntariado

Cuidado, carinho e atenção são essenciais para quem passa muito tempo dentro de um hospital. Receber um abraço, aprender algo novo, dar uma boa gargalhada ou apenas conversar pode transformar um momento difícil. Trazer esse conforto é o objetivo do Voluntariado no Hospital São Lucas da PUCRS. A iniciativa conta com aproximadamente 100 participantes distribuídos em 19 projetos na Instituição. Além de exercer a solidariedade através da doação de tempo, atenção e afeto, eles buscam outras formas de colaborar. O grupo fornece refeições, enxovais, próteses, perucas e outros artigos para os mais carentes. Em 2018, foram distribuídos 78 mil itens que serviram para ajudar diversos pacientes.

Muitos dos integrantes dessas ações são alunos, diplomados ou colaboradores da PUCRS. Eles chegam até o Hospital por meio do Centro de Pastoral e Solidariedade que, com o apoio da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), articula o Programa de Voluntariado da Rede Marista. Estão contempladas as áreas de saúde, educação, assistência social e direitos humanos, através de projetos destinados às crianças, adolescentes, adultos, famílias, idosos, pessoas com necessidades especiais e famílias em situação de vulnerabilidade social. Os mais de 300 voluntários estiveram presentes em 39 instituições no ano de 2018, formando uma rede do bem que beneficiou mais de 30 mil pessoas.

Tecnologia para a inclusão

Facilitar o acesso ao mercado de trabalho utilizando a tecnologia como ferramenta para construção de uma sociedade mais igual. Assim funciona o aplicativo TriFácil, da startup de mesmo nome instalada no Tecnopuc. A iniciativa permite ao usuário se conectar com prestadores de serviços em diversas áreas, como informática, instalação de móveis, fretes, hidráulica, elétrica, etc. Em parceria com a Fundação Pão dos Pobres, a proposta é que os egressos dos cursos de profissionalização da instituição sejam cadastrados na plataforma do app. A primeira seleção envolveu 30 egressos das capacitações. Eles participarão de workshops de boas práticas, apresentação, qualidade e outros temas da rotina de trabalho dos prestadores.

Rede Marista, infanto-juvenil

Rede Marista, infanto-juvenil

Defesa dos direitos da criança

Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançado em 2018, com sede na Fundação Irmão José Otão (Fijo), no prédio 2 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), tem como objetivo a garantia os direitos da criança e do adolescente e a capacitação de profissionais e da comunidade em geral para que se engajem no cuidado integral da infância. Recentemente, em 31 de maio, o Centro e a Escola de Direito promoveram a 1ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O evento reuniu centenas de especialistas na plateia e contou com palestras de psiquiatras, policiais, juristas e outros profissionais, abordando desde o perfil dos agressores aos impactos na saúde mental de quem sofre esse tipo de abuso, além do sistema de acolhimento às vítimas. As políticas institucionais de proteção integral à criança e aos jovens embasam a atuação dos profissionais dos empreendimentos maristas – como Colégios, PUCRS, Hospital São LucasInstituto do Cérebro – e unidades sociais.

 Valores Maristas

Ao longo dessa semana, entre 3 e 7 de junho, os valores Amor ao Trabalho, Audácia, Espírito de Família, Espiritualidade, Presença, Simplicidade e Solidariedade foram evidenciados em alguns dos muitos exemplos de pessoas, projetos e ações maristas. Você pode ler todas as matérias neste link.

Sinal de Luz

A proposta da ação motivada pela pergunta Quem é luz na sua vida? foi estimular que a comunidade acadêmica homenageasse as pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. Confira as respostas aqui.

 

 


Leia Mais Veja todas