Sarau elétrico reúne música e leitura

Atividade faz parte do projeto Segunda com Cultura e juntou alumni na Famecos

24/04/2018 - 18h09

Em clima de nostalgia, a noite desta segunda-feira, 23, foi marcada por reencontros e lembranças na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. De volta ao saguão do prédio 7, os alumni Kátia Suman e Diego Grando, ao lado do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luís Augusto Fischer, receberam o professor da PUCRS Carlos Gerbase para uma hora de leituras, conversas e risadas. Idealizada por Kátia e Fischer, a dinâmica do Sarau Elétrico ocorre desde 1999, no Bar Ocidente, usualmente às terças-feiras. Desta vez, ocorreu no primeiro dia da semana devido ao projeto Segunda com Cultura, iniciativa do programa Alumni com apoio do Instituto de Cultura e da Edipucrs.

Como uma conversa com o público, foram lidas e comentadas obras de autores como Cristiano Baldi, José Roberto Góes, Marco de Menezes e Erico Verissimo. Gerbase também relembrou histórias de personalidades da Famecos, como o ex-diretor Antônio González (ocupou o cargo de 1976 a 1994) e o ex-professor Aníbal Damasceno Ferreira, referência nas áreas de cinema e comunicação, falecido em 2013. As lembranças foram tema recorrente no evento, principalmente para os diplomados, que sentaram nas primeiras filas da plateia. A segunda parte do evento ficou por conta do cantor e compositor Ian Ramil, ganhador do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa de 2016.

O principal objetivo da iniciativa, de acordo com o professor José Luís Ferraro, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), é tornar a leitura acessível a todos os públicos. “Ficamos muito felizes em ver todo este movimento para prestigiar a cultura”, celebrou, durante a abertura do projeto – que ainda deve promover outros três eventos. Aos diplomados, foram entregues cartões da rede PUCRS Alumni, que permitem vantagens como retirada de livros na Biblioteca Central e descontos diferenciados em cursos e Pós-Graduação. Estavam presentes o pró-reitor de extensão e assuntos comunitários, Marcelo Bonhemberger, o assessor da Reitoria Solimar Amaro, a decana da Escola de Comunicação, Artes e Design Cristiane Mafacioli e o diretor do Instituto de Cultura Ricardo Barberena.

A alguns metros dali, a Edipucrs distribuía livros para os alunos, em comemoração ao Dia Internacional do Livro. Para ganharem um exemplar, bastava que os estudantes tirassem fotos homenageando o hábito da leitura.