Salão de Iniciação Científica completa 20 anos com histórias de sucesso

24/09/2019 - 11h00
Abertura 20° Salão de Iniciação Científica, Pesquisa, PROPESQ, IC

Foto: Bruno Todeschini

Debatendo os desafios e perspectivas da pesquisa científica no Brasil, o 20º Salão de Iniciação Científica teve abertura oficial nesta segunda-feira, 23 de setembro. O evento ocorreu no Teatro do prédio 40 e contou com cerca de 500 pessoas, entre bolsistas e professores. A professora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Carla Bonan, ministrou uma palestra que trouxe para os ouvintes o desafio de compartilhar o conhecimento científico produzido na Universidade. “A sociedade brasileira ainda não tem conhecimento claro sobre o papel e os resultados da pesquisa científica. Temos o desafio de converter parte da produção em inovação social”, apontou.

Como parte dos esforços para atender esse desafio, a docente e pesquisadora também destacou o lançamento do Campus Living Lab. O projeto reúne nove iniciativas de impacto social e tecnológico desenvolvidas na Universidade, que estão espalhadas por diversos espaços da Instituição. Carla ainda ressaltou que a PUCRS possui qualidade e reconhecimento das pesquisas desenvolvidas. “Nós temos a melhor média nacional de avaliação dos Programas de Pós-Graduação”, afirmou, referindo-se à mais recente aferição quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A gestora também mencionou que a Universidade conta com aproximadamente 500 estruturas de pesquisas atendendo cerca de 700 bolsistas. O professor Júlio César Bicca-Marques, coordenador de Iniciação Científica, aponta que essa estrutura é resultado da maturidade conquistada ao longo das últimas décadas. “Nesse período, algumas mudanças ocorreram e a Iniciação Científica se tornou mais atrativa e mais acessível para os alunos”, ressaltou.

Abertura 20° Salão de Iniciação Científica, Pesquisa, PROPESQ, IC

Júlio César Bicca-Marques / Foto: Bruno Todeschini

Para Caroline Zilio Lopes, 21 anos, graduanda do 8º semestre de Ciências Biológicas, a experiência como bolsista mudou o direcionamento de sua carreira. “Eu já tinha atuado em outras áreas, mas agora meu ramo de pesquisa é microbiologia. Descobri que é isso que amo e é o que quero para a minha vida”, contou a estudante.

Outras experiências vividas por bolsistas estão reunidas no e-book comemorativo Salão de Iniciação Científica da PUCRS: 20 anos em 20 histórias de sucesso. A obra reúne as histórias de ex-bolsistas Alumni PUCRS que tiveram suas trajetórias impactadas pela Iniciação Científica. O jornalista José Botelho, a bióloga Tamiris Salla e a perita criminal Luiziana Schaefer estiveram presentes no evento e fizeram um bate-papo com os alunos. No e-book, além de suas experiências eles também contam quais conselhos dariam aos estudantes e bolsistas. A publicação é gratuita e está disponível neste link.

Nesta edição do Salão de Iniciação Científica, 648 trabalhos de todo Brasil serão apresentados entre os dias 24 e 27 de setembro. As bancas são abertas ao público e o calendário com as salas pode ser conferido aqui.