Rodoviária de São Leopoldo será redesenhada por alunos de Arquitetura

16/03/2020 - 14h39
Rodoviária de São Leopoldo será redesenhada por alunos de Arquitetura - Disciplina do curso propõe a participação da turma em ações que promovam o bem-estar social

Foto: Stephany Sander/CP Memória

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da PUCRS estão desenvolvendo alternativas de projetos para a Estação Rodoviária de São Leopoldo. A proposta vem da disciplina de Atelier de Projeto de Arquitetura 5, que trabalha com materiais de aço durante a elaboração das estruturas. A turma visitou o local no dia 6 de março, para conhecer a infraestrutura e conversar sobre os problemas e as necessidades com os arquitetos da prefeitura responsáveis pelo planejamento.

O principal objetivo é elaborar projetos alternativos ao original que foi criado pela prefeitura de São Leopoldo, com a discussão sobre formas de melhorar o centro urbano da cidade e promover o diálogo com a comunidade e seus representantes. Os alunos devem resolver seus projetos obrigatoriamente com uso de materiais industrializados e estruturas de aço, imbatível quanto ao tempo de execução da obra, controle de qualidade final e manutenção.

”O aço é sustentável e muito utilizado em outros países por possuir características importantes para este tipo de obra pública, além de ter uma estética arrojada. Projetos de grandes obras, pavilhões expositivos e industriais, ou que necessitam de grandes vãos, geralmente são feitos com o material”, explica o professor Marcelo Martel.

A ideia é que os alunos trabalhem com temas e condições reais de clientes. “Aproximamos eles de demandas que impactam o bem-estar social”, conta o docente. As propostas tentarão resgatar a vista histórica do Rio dos Sinos e algumas atividades comerciais. Entre os projetos já realizados pela cadeira estão ginásios municipais de treinamento esportivo, mercados públicos, terminais hidroviários, associações de moradores, quadras de escolas de samba, aeroportos, concessionárias e estações de metrô.

Sobre a Estação Rodoviária

Atualmente, a Estação Rodoviária de São Leopoldo atende empresas com linhas de ônibus intermunicipais e interestaduais, que prestam serviços para as mais diversas localidades. No coração da cidade, fica rodeada por prédios, casas e locais históricos, como a Praça do Imigrante, monumento em homenagem à imigração alemã; Ponte 25 de Julho, a primeira do Rio dos Sinos, construída em 1871 – 1876; Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo; entre outros. O lugar também conta com um posto da Brigada Militar que, no momento, está desativado.

Docência de longa data

Marcelo Martel também é Coordenador dos cursos de Design da Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos há quatro. Arquiteto e designer, Martel faz parte da disciplina junto com os professores Carlos Alberto Hubner, Renato Marques Fernandes, Paulo Ricardo Bregatto e o coordenador do curso de Engenharia Civil, Felipe Viegas.