Laboratório de Odontologia é revitalizado e recebe equipamentos modernos e ergonômicos

Lançamento do novo espaço aconteceu na última sexta-feira, 30 de julho

03/08/2021 - 16h55
Laboratório multifuncional do curso de Odontologia

Laboratório Multifuncional será utilizado por estudantes da graduação e pós-graduação do curso de Odontologia./Foto: Camila Cunha

A apresentação do novo Laboratório Multifuncional, realizada na última sexta-feira, 30 de julho, marcou a história do curso de Odontologia, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Iniciada em 2020, a reforma do espaço foi concluída com êxito e celebrada pela comunidade acadêmica em um evento de inauguração, que contou com a participação de nomes importantes como o reitor Irmão Evilázio Teixeira; o professor Luciano Castro e as professoras Marion Creutzberg e Tatiana Irigay, decano do curso e decanas associadas; além de outras lideranças da Universidade e professores da Escola.

O laboratório, localizado no quarto andar do Prédio 6, apresenta uma ampla área física que possibilita o ensino tanto de estudantes de graduação quanto de pós-graduação. De acordo com Ana Maria Spohr, professora do curso e uma das idealizadoras do projeto, os grandes diferenciais da revitalização são as bancadas ergonômicas, os equipamentos modernos e as áreas específicas para o desenvolvimento das atividades práticas de diversas disciplinas laboratoriais.

“A moderna arquitetura implementada neste laboratório possibilita a ampla visualização de todo o espaço físico, incentivando a integração entre graduação e pós-graduação. O novo sistema de som e vídeo facilitará a demonstração das atividades práticas em tempo real, assim como a projeção de vídeos de interesse acadêmico durante as aulas”, destaca a professora.

Laboratório Multifuncional do curso de Odontologia

Laboratório conta agora com equipamentos modernos e estrutura ergonômica./Foto: Camila Cunha

Revitalização honra legado de mais de meio século de história

Construído em 1960, o laboratório – agora chamado de Multifuncional – reúne as trajetórias de mais de 60 turmas, que passaram pelo mesmo espaço, com a mesma mobília e disposição. Agora, entretanto, houve inovação nessa estrutura. Para Angélica Fritscher, professora e coordenadora do curso de Odontologia da Universidade, o laboratório é motivo de orgulho, pois representa lembrança e futuro.

“Quase todos os anos nós realizamos encontros com os alumni do curso e, quando passávamos pelo laboratório, eles ficavam felizes e animados de encontrar o lugar em que costumavam sentar-se para a assistir às aulas. É um espaço muito importante e com muitas histórias. Agora, realizamos o sonho antigo fazer essa reforma e proporcionar um espaço mais adequado e moderno para os nossos alunos”, comenta Angélica.

Confira quais disciplinas serão realizadas no Laboratório Multifuncional

Uma série de disciplinas dos cursos de graduação serão ministradas no Laboratório Multifuncional, como Materiais Dentários, Anatomia Dentária, Oclusão I, Pré-clínica de Dentística, Pré-clínica de Prótese Fixa, Pré-clínica de Endodontia, Pré-clínica de Prótese Removível e Pré-clínica de Prótese Total

Para os alunos de pós-graduação, estão à disposição equipamentos específicos para o desenvolvimento da parte experimental das pesquisas, além de uma área para o preparo de amostras.