Referência internacional em arritmia realiza procedimento no HSL

Espanhol Josep Brugada formou centenas de especialistas

Por: Redação HSL

07/04/2017 - 16h18
Brugada

Foto: Divulgação

O cardiologista espanhol Josep Brugada, uma das maiores autoridades em arritmia cardíaca do mundo, estará no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), no dia 8 de abril, para tratar um jovem com o problema cardíaco. Ele utilizará sua técnica num procedimento de ablação por cateter para corrigir uma arritmia refratária ao tratamento medicamentoso. O eletrofisiologista Carlos Kalil e sua equipe acompanharão o procedimento. O médico do HSL diz que é uma honra para a instituição receber o profissional, que formou centenas de especialistas em seu centro de formação e descreveu, junto com seus irmãos, a doença que leva seu nome, a Síndrome de Brugada. A arritmia hereditária, que tem maior prevalência em homens jovens, pode causar morte súbita.

Kalil destaca que Brugada é reconhecido por seus ensinamentos sobre como identificar a doença e como tratar uma arritmia de forma definitiva. “Essa maneira fácil de interpretar o eletrocardiograma ajudou pessoas no mundo todo a se protegerem”, destaca o eletrofisiologista. Recentemente, o cardiologista espanhol desenvolveu um tratamento para a síndrome que permite curá-la. O tema estará em debate no Simpósio Internacional Dr. Josep Brugada, que ocorre em Porto Alegre hoje e amanhã. Kalil é um dos organizadores do evento, realizado no Instituto Ling.

O médico espanhol é diretor médico do Hospital Clínic, chefe do Serviço de Arritmias do Hospital Pediátrico Sant Joan de Déu e professor da Universidade de Barcelona. Também realiza trabalhos humanitários, principalmente na África, atendendo jovens.

 


Leia Mais Veja todas