Rede PUCBR reúne universidades voltadas à internacionalização

PUCRS integra o grupo composto por sete PUCs de todo Brasil

05/06/2017 - 11h36

2017_06_02-arte_PUCBR-fundo_azul(907x453)A união das sete Pontifícias Universidades Católicas brasileiras presentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo deu origem, este ano, à Rede PUCBR. Com a proposta de fortalecer as ações de internacionalização por meio de intercâmbios de estudantes, de professores e acordos de cooperação, o convênio foi firmado em abril, em Porto Alegre, durante a conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI 2017.

Entre as propostas da Rede PUCBR também está a promoção de cursos integrados de Língua Portuguesa para estrangeiros, o aproveitamento de disciplinas comuns aos currículos das instituições parceiras e o compartilhamento dos dados referentes aos campos da pesquisa e da Pós-Graduação. De acordo com Marcelo Tavares, diretor de Relações Internacionais da PUC do Paraná e coordenador da Rede PUCBR, “a próxima reunião presencial da Rede acontecerá em agosto deste ano, em Curitiba, na qual serão discutidas e formalizadas as primeiras iniciativas e ações a serem implementadas no âmbito da nova Rede de universidades”.

Rede PUCBR em números

188.347 – Estudantes (graduação, especialização, mestrado e doutorado)
1.417 – Acordos de cooperação internacional
978 – Estudantes do Brasil em mobilidade (outgoing)
574 – Estudantes estrangeiros em mobilidade (incoming)
39 – Acordos de dupla diplomação

Histórico

Em agosto de 2016, durante reunião realizada em Curitiba (PR), na PUCPR, os chefes das assessorias internacionais das PUCs de Minas Gerais (PUC Minas), de São Paulo (PUC-SP), de Campinas (PUC-Campinas) e do Paraná (PUCPR) propuseram a criação da Rede PUCBR, com o objetivo de atuar em parceria em suas atividades utilizando a marca PUC, reconhecida internacionalmente, e ampliando o alcance de ações no exterior promovidas a partir de cada uma das instituições. As PUCs do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e de Goiás (PUC-Goiás) também endossaram a proposta.