Aos 70 anos, rankings colocam a PUCRS entre as melhores universidades

Ao longo de 2018, Universidade figurou nos principais sistemas de classificação universitária nacionais e internacionais

06/11/2018 - 16h20

selo 70 anosEm 2018, a PUCRS celebra seus 70 anos de trajetória com a conquista de importantes reconhecimentos nacionais e internacionais. Diferentes rankings apontam a Universidade entre as melhores para se estudar Brasil, confirmando o trabalho de excelência da Instituição. Para o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, é motivo de orgulho saber que a qualidade e a relevância do trabalho da Universidade são constantemente bem avaliados dentro e fora do Brasil. “Apenas este a PUCRS recebeu destaque em pelo menos nove dos principais rankings nacionais e internacionais, refletindo o empenho coletivo de estudantes, professores e técnicos administrativos”, comenta.

Times Higher Education

No ranking mundial Times Higher Education (THE) 2019 – um dos mais influentes do mundo na área – a Universidade foi eleita a melhor instituição de ensino privada do sul do Brasil. O mesmo resultado se manteve no ranking que engloba as melhores universidades da América Latina e no levantamento entre as economias emergentes. Já no ranking THE Golden Age Rankings, que aponta as melhores universidades estabelecidas entre 1945 e 1967, a PUCRS foi a única instituição gaúcha a figurar na lista.

Times Higher Education (THE)Na análise, o THE examina os pontos fortes de cada universidade em relação a todas as suas principais atividades: ensino (teaching), pesquisa (research), citações (citations), transferência de conhecimento (industry income) e perspectiva internacional (international outlook). Nos diferentes rankings, a Universidade se destacou em todos os quesitos.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Carla Bonan, a posição de evidência nos rankings reflete a qualidade da Pesquisa e da Pós-Graduação da PUCRS. “Tais resultados estão diretamente relacionados com a qualificação do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação, que têm significativa inserção internacional com projetos de pesquisa em parceria com universidades no exterior, e com a infraestrutura disponível para as estruturas de pesquisa”, analisa.

Outro ponto importante, segundo a pró-reitora, é a qualificada produção acadêmica dos estudantes e docentes da Universidade, especialmente com parceiros internacionais, garantindo visibilidade à Instituição. “Tais esforços destacam nosso compromisso com a geração de conhecimento e com a excelência acadêmica”, completa.

QS World University Rankings

qs world university rankingsNeste ano, no ranking mundial da britânica Quacquarelli Symonds (QS), a PUCRS apareceu como a melhor instituição do sul do Brasil, assim como no ranking da América Latina e na mais recente edição do QS BRICS 2019. O ranking QS é considerado um dos sistemas de classificação universitária mais populares e relevantes do mundo. A empresa também elegeu a PUCRS como uma das melhores universidades do mundo para se estudar Medicina, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, de acordo com a 8ª edição do QS University Rankings by Subject.

Para a assessora da Assessoria de Cooperação Internacional, Heloísa Delgado, os rankings internacionais são uma ferramenta importante para a visibilidade da Universidade, colocando a PUCRS ao lado de instituições consagradas ao redor do mundo. Além disso, os indicadores apontam os caminhos nos quais que a Universidade deve continuar apostando e o que pode ser aprimorado para, cada vez mais, ser referência.

Ranking Universitário Folha

web_banner_ruf_756x390pxPelo segundo ano consecutivo a PUCRS foi classificada como a melhor universidade privada do Brasil, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, organizado pelo Jornal Folha de S. Paulo. Dentro do segmento privado, a Instituição é líder nacional no quesito Pesquisa e obteve a segunda colocação nos tópicos Inovação e Internacionalização.

Na classificação geral, os cursos mais bem avaliados da PUCRS pelo RUF 2018 foram os de Comunicação (7º lugar), Engenharia e Controle de Automação (7º), Psicologia (8º) e Serviço Social (10º), que figuraram entre os 10 melhores nas suas áreas em âmbito nacional. O curso de Medicina é o melhor do Brasil entre as universidades privadas e o 11º na avaliação geral.

Outros reconhecimentos

Pelo quarto ano consecutivo a PUCRS é Top of Mind Rio Grande do Sul na categoria Universidade Privada, promovida pelo Grupo Amanhã. Já na edição de 20 anos do prêmio Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata, a PUCRS figurou entre as dez marcas mais relevantes do Estado, além de ser apontada a mais lembrada e preferida na categoria Ensino Superior – Privado e na categoria Ensino de Pós-Graduação.