Ranking internacional mostra PUCRS como líder no Sul entre universidades privadas

Resultado aponta evolução da instituição nos principais indicadores de avaliação

12/09/2019 - 16h29

ranking_THE_2020,times_higher_educationA edição do THE World University Ranking 2020, divulgado nesta quarta-feira, 11 de setembro, coloca a PUCRS com a melhor universidade privada do sul do Brasil. A instituição ocupa o 2º lugar entre as privadas do País, atrás apenas da PUC-Rio, e o 11º lugar considerando também as públicas. De acordo com os critérios do levantamento internacional, houve melhora em relação ao ano anterior nos indicadores Teaching, Research, Citations e Industry Income, (Ensino, Pesquisa, Citações em artigos científicos e Transferência de conhecimento). No resultado geral, a PUCRS manteve-se na faixa 801-1000, entre as quase 1.400 universidades de 92 países.

De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges, o resultado representa um retorno importante aos permanentes processos de aprimoramento e investimentos da Universidade. “Esse reconhecimento em um dos mais respeitados rankings do mundo mostra que nossos esforços em oferecer ensino e recursos de excelência aos nossos estudantes são acertados, bem como o trabalho na qualificação de nosso corpo docente”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, atribui a posição privilegiada no País ao compromisso institucional com a pesquisa de qualidade internacional. “Figurar em levantamentos desse porte representa uma conquista coletiva dos nossos pesquisadores, que se estende desde o trabalho com a Iniciação Científica, nos programas de pós-graduação até projetos de pós-doutorado e cooperações internacionais e interinstitucionais que procuramos ampliar e qualificar a cada ano”, avalia.

Times Higher Education – THE University Ranking 2020

1º lugar internacional: Universidade de Oxford