Ranking Campeãs da Inovação consolida PUCRS como líder em ensino e pesquisa

Universidade reforça posição conquistada na edição anterior do levantamento da Revista Amanhã

16/04/2019 - 21h44
Campeãs da Inovação

Professores Carla Bonan e Ir. Manuir Mentegs representaram a Universidade / Foto: César Lopes – Agência Preview

O primeiro lugar entre as Campeãs da Inovação, ranking promovido pelo Grupo Amanhã, é novamente da PUCRS, no segmento Ensino e Pesquisa. A posição de liderança, conquistada no ano anterior, foi consolidada na 15ª edição do levantamento, com resultados divulgados nesta terça-feira, 16 de abril, no Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos). No evento, foram apresentadas as 50 companhias mais inovadoras do sul do Brasil, as líderes em 28 setores da economia, e três rankings específicos: Pesquisa/Ensino, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e Estatais. Ao todo, houve 200 organizações inscritas. A Universidade foi representada pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan, e pelo pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Mentges.

Organização da pesquisa

O projeto contou com a participação do IXL – Center for Innovation, Excellence and Leadership, que tem foco em práticas de inovação e aceleração de pequenas e médias empresas, e com a Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), ambos com sede em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Metodologia

As companhias que figuram entre as 500 maiores empresas da região sul recebem uma carta-convite que dá acesso ao questionário do projeto Campeãs de Inovação. Companhias que não estão presentes no ranking, mas que responderam ao questionário, também puderam participar inscrevendo suas unidades regionais. O questionário, em inglês, tem cerca de 30 questões que, em alguns casos, se desdobram em outras, nas quais os gestores revelam como a companhia trabalhou aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação, tendo por base o ano de 2015. Os questionários foram processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos.

As mais inovadoras em ensino e pesquisa

1º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
2º Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
3º Universidade de Caxias do Sul (UCS)