“Queremos impactar no desenvolvimento da sociedade”, diz Reitor

Na Federasul, Ir. Evilázio Teixeira comentou as ações de inovação e empreendorismo da PUCRS

16/05/2018 - 18h41
Tá na Mesa, Federasul, palestra, Ir. Evilázio

Foto: Bruno Todeschini

Dialogar com o setor produtivo e a sociedade é a busca da PUCRS. Para isto, a Universidade implantou o movimento de transformação PUCRS 360º, que incentiva o desenvolvimento completo, integrado e interdisciplinar dos alunos diante do dinâmico mercado de trabalho. Os detalhes dessa iniciativa foram abordados pelo Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, no Tá na Mesa desta quarta-feira, no dia 16 de maio, na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

Segundo o Reitor, as universidades precisam estar em contato com o ambiente profissional para entender suas reais necessidades para bem preparar os estudantes para as futuras demandas. “Nós queremos impactar no desenvolvimento da sociedade, criando uma interface produtiva entre Universidade e mercado”, ressaltou.

Nos próximos seis anos, a PUCRS vai investir em modificações práticas e estruturais para preparar os estudantes a serem “futuros empregadores e não empregados”. As novidades abordam quatro eixos: percursos formativos, que permite aos estudantes participação em atividades de outros cursos; educação integral, que visa a formação de cidadãos, além de profissionais; o campus repensado, com incentivo à inovação e ao empreendedorismo; e o aprender diferente, com novas formas de ensino e oportunidades de aprendizado.

federasul, tá na mesa, pucrs 360°, empreendedorismo, reitor, inovação

Reitor respondeu perguntas da plateia
Foto: Bruno Todeschini

Empreendedorismo e novas profissões

Entre as metas desse modelo está a criação de 1000 startups em 10 anos e o incentivo ao retorno de alumni para novos cursos, através da proposta de continuidade do estudo. “Precisamos ir além e oferecer um ensino integral para que os futuros profissionais sejam capazes de desenvolver suas atividades dentro de parâmetros de excelência humana”, disse Teixeira.

Ao falar sobre formas de ensino, o Reitor ressaltou que a modalidade à distância vai crescer exponencialmente, dependendo apenas de investimentos por parte das instituições. Reforçou também que ensino técnico ainda não é valorizado da forma como deveria, principalmente olhando para o futuro, quando as profissões básicas serão fundamentais.

A presidente da Federasul, Simone Leite, aproveitou para reforçar a importância da parceria entre a PUCRS, a Ufrgs e a Unisinos, para promover ações de inovação de alto impacto na sociedade. “É uma satisfação ver a interação entre as universidades, principalmente diante da real necessidade de pensarmos e agirmos coletivamente em busca de soluções comuns”, reforçou.